Estudo aponta que 8% dos atletas desenvolvem sintomas persistentes após contrair Covid

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Cerca de 8% dos atletas desenvolvem sintomas persistentes da Covid-19 que, embora a doença seja assintomática ou leve na grande maioria dos casos (94%), pode afetar o desempenho e até mesmo retardar o retorno aos treinos e competições, segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP). 

 

De acordo com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), para a pesquisa, foram analisados dados de 11.500 atletas. O trabalho contou com financiamento da fundação e os resultados foram divulgados na última sexta-feira (27) no British Journal of Sports Medicine.

 

“Estudamos tanto o quadro agudo da doença, buscando avaliar as manifestações e a gravidade, como também os sintomas persistentes, registrados depois que o vírus já havia sido eliminado do organismo. �? algo um pouco mais abrangente do que aquilo que se convencionou chamar de Covid longa”, explica Bruno Gualano, professor da Faculdade de Medicina (FM-USP) e coordenador da investigação. 

 

Para Gualano, o estudo pode orientar os profissionais de saúde que trabalham com o segmento de atletas. 

 

O artigo indica que 74% dos atletas apresentaram sintomas na fase aguda, sendo os mais comuns anosmia/ageusia (46,8%), febre/calafrio (38,6%), dor de cabeça (38,3%), fadiga (37,5%) e tosse (28%). Somente 1,3% evoluiu para a forma grave da doença.

 

O especialista ressalta que o índice de casos graves é semelhante ao observado na média da população. Já o percentual de casos assintomáticos é mais difícil de ser comparado.

 

“Observamos que 3% desenvolvem intolerância ao exercício. Não é algo grave, que ameace a vida, mas no contexto esportivo pode ser um problema. No caso dos atletas de elite, qualquer diferença na preparação pode determinar quem sobe ao pódio, tamanha a concorrência”, comenta Gualano.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...