Esta eleição é sobre a democracia, e não sobre qualquer outra coisa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Agora, diz-se que mesmo para derrotar Bolsonaro o melhor seria que houvesse segundo turno porque haveria mais tempo para o confronto de ideias e isso daria mais legitimidade ao eleito.

O argumento esconde o desejo de que finalmente apareça um candidato da terceira via. Não foi Sérgio Moro (União Brasil), nem João Doria (PSDB), mas poderá ser Simone Tebet (MDB).

Desejo legítimo do eleitor que não quer votar nem em Lula e nem em Bolsonaro. Daqui até setembro tem tempo suficiente para que um candidato alternativo apareça, e não seria mal que aparecesse.

Mas, e se não aparecer? Ou se aparecer, mas não conseguir crescer a ponto de tornar-se uma alternativa a Bolsonaro ou a Lula? A estar certo o Datafolha, 75% dos eleitores já se decidiram.

Eles dizem que votarão em Lula e em Bolsonaro, embora parte deles possa mudar de opinião. Mas se não mudar? Se nenhum dos outros candidatos emplacar? Se só restarem Lula e Bolsonaro?

Convenhamos: não será uma escolha difícil. Em 2018, muitos disseram que seria uma escolha difícil entre Bolsonaro e Fernando Haddad (PT). Por suposto, os dois seriam iguais.

Goste-se ou não de Lula, ele governou duas vezes e deixou o cargo como o presidente mais bem avaliado da história. Nunca ameaçou a democracia, e se imaginou um dia fazê-lo, desistiu.

Bolsonaro ameaça a democracia desde antes de se eleger e faz alarde. Quem prefere uma ditadura ou um regime autoritário, que vote nele. Tem esse direito. Quem não prefere, que vote em outro.

�? absolutamente elementar que eleger no primeiro turno Lula, Ciro Gomes (PDT), Simone ou qualquer outro candidato reduzirá as chances de Bolsonaro tentar dar um golpe.

Ou ele já abdicou disso? E os militares que o apoiam, os milicianos, policiais militares, colecionadores de armas e demais ensandecidos também desistiram? Converteram-se à democracia?

Quando estourou o escândalo do mensalão em meados de 2005, o então poderoso PSDB, do alto de sua sabedoria, concluiu que o melhor seria deixar Lula sangrar para vencê-lo dali a um ano.

A receita não se aplica a Bolsonaro. Se ele disputar o segundo turno e for derrotado por uma pequena margem de votos, alegará que houve fraude e não reconhecerá os resultados.

Esta eleição é sobre a democracia, e não sobre qualquer outra coisa. Lula, Ciro e Simone sabem disso.

O post Esta eleição é sobre a democracia, e não sobre qualquer outra coisa apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PL protocola pedido de cassação de Glauber Braga após confusão com militante do MBL

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O PL protocolou um pedido de cassação do mandato do deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) nesta quarta-feira (17) por agressões contra um militante do MBL (Movimento Brasil Livre) na Câmara dos Deputados. A representação é por quebra de decoro parlamentar. O partido afirma que Braga tem "atitudes desequilibradas enraizadas". "Tornou-se corriqueiro para

Barroso: Divulgação de despachos sigilosos do STF é ‘problema interno’ dos EUA

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse nesta quinta-feira, 18, que não há "problema nenhum" na divulgação de documentos da Corte por deputados dos EUA. "Isso é um problema interno dos Estados Unidos", afirmou. Ele respondeu a um questionamento de jornalistas após a abertura de exposição na sede do Supremo. A

Oposição pressiona Lira a pautar PEC das drogas, e aliados de Lula já temem derrota

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A oposição ao governo Lula (PT) pressiona o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a dar celeridade à tramitação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que criminaliza porte e posse de drogas. A PEC das Drogas foi aprovada pelo Senado na terça-feira (16) por ampla maioria, em reação ao julgamento