Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Duas décadas após invasão da UFBA, Marta propõe mudança de nome do Viaduto do Canela

Invasão da Faculdade de Direito, em 2001 | Foto: Reprodução / APUB

Salvador poderá ter outro logradouro público nas imediações do campus da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com o nome alterado. Depois da mudança na Avenida Adhemar de Barros, em Ondina, que passou a se chamar Milton Santos, a vereadora Marta Rodrigues (PT) pretende agora renomear o Viaduto do Canela.

Para a parlamentar, o local deverá passar a se chamar 16 de Maio, em referência a invasão da Polícia Militar ao campus da Faculdade de Direito da UFBA, em 2001. Na ocasião, policiais reprimiram manifestantes que pediam a cassação do então senador Antônio Carlos Magalhães, acusado de violar o sigilo do painel eletrônico do Congresso.

Segundo a petista, a data faz parte da história da capital baiana e é um marco na luta pela democracia. Atualmente, o viaduto homenageia do ex-deputado federal e professor de Direito Nelson Sampaio.

�??Aquele dia de 2001 tem que ser registrado, e o viaduto nomeado de 16 de Maio. O projeto na época chegou a ser aprovado na Câmara, e enviado à prefeitura. Precisamos levar para as ruas a representatividade e a luta da população por direitos e democracia. Naquele espaço foi travado um embate do povo soteropolitano e baiano contra o autoritarismo e as arbitrariedades do carlismo, que não queremos mais para a Bahia nem no formato antigo, tampouco no formato disfarçado de novo�?�, declarou. 

Ao defender a proposta, Marta relembrou o projeto de indicação apresentado por ela em 2009 e aprovado pelo Conselho Universitário da instituição federal.

�??Foram momentos inesquecíveis que remontaram o período da ditadura. Naquele dia, a UFBA, uma instituição federal, foi invadida pela polícia militar contrariando a Constituição Federal. Jovens, professores, pais e mães foram agredidos com uma força brutal da polícia, porque exercíamos nosso direito de liberdade de expressão. Não queremos mais que se repita algo parecido na Bahia�?�, acrescentou. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Nunes processa Boulos por dizer que prefeito ‘rouba e faz esquemas na prefeitura de SP’

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entrou na Justiça com pedido de danos morais contra o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) depois de o parlamentar dizer que o atual chefe do Poder Executivo paulistano rouba e faz esquemas na Prefeitura de São Paulo. A declaração foi dada durante entrevista ao podcast Inteligência Ltda

Moraes derrubou perfis a pedido de órgão chefiado por ele no TSE, mostra relatório

(FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes derrubou uma série de perfis nas redes sociais e determinou exclusão de conteúdos da internet com base em pedidos de um órgão chefiado por ele mesmo após tomar posse como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Dezenas de decisões de Moraes com base no órgão do TSE constam

Ato de Bolsonaro vai retrucar minuta do golpe e terá Musk como combustível

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ato convocado para o próximo domingo (21), em Copacabana (RJ), em apoio a Jair Bolsonaro (PL) terá como objetivo retrucar a ideia de envolvimento dele com a "minuta do golpe" -que embasa uma das linhas de investigação da PF (Polícia Federal) contra o ex-presidente. Para aliados, o episódio recente que