Coritiba x Atlético: onde assistir ao jogo pela Série A do Brasileirão

Coritiba e Atlético se enfrentarão neste domingo (14/8), às...

São Paulo x Bragantino: onde assistir ao jogo pela Série A do Brasileirão

São Paulo e Red Bull Bragantino se enfrentarão neste...

O português Vítor Pereira definitivamente “subiu no telhado”

O Palmeiras é um líder cada vez mais tranquilo;...

Eduardo Bolsonaro ironiza live de Lula: ‘Alguém do marketing vai rodar’

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi às redes sociais,...

Dia Mundial da Abelha: Especialista dá dicas para criatório em casa

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

A prática da apicultura – criação de abelhas – dentro de casas, quintais e até apartamentos tem ganhado espaço. Mas não basta ter só o interesse. É preciso também estar atento a algumas regras estabelecidas por lei. Uma delas é escolher a espécie sem ferrão. No próximo dia 20 é comemorado o Dia Mundial da Abelha.

 

Segundo a médica veterinária Louise Santos, o possível criador também deve saber se no município onde reside tem legislação que permita a apicultura. Já com a autorização concedida, o criador precisa escolher as espécies. “As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.

 

A especialista informa que a produção de mel não prevê um custo elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, completa Santos, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.

 

Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).

 

O dia Mundial da Abelha foi estabelecido para todo 20 de maio pela Organização das Nações Unidas (ONU). A decisão pela data foi tomada durante assembleia em dezembro de 2017, passando a ser comemorada desde 2018. O dia escolhido em homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Barra do Choça: Homem é procurado após mulher ser achada enterrada em casa

Um homem ainda é procurado neste sábado (13) em Barra do Choça, no Sudoeste baiano. Segundo o G1, ele é suspeito de matar a companheira, de 52 anos....

Itabuna é campeão da Série B do Baianão após empate com o Jacobinense

O Itabuna é o grande campeão da Série B do Campeonato Baiano. Neste sábado (13), a equipe do Sul da Bahia empatou em 2 a 2 com o...

Vânia Catani compra direitos de biografia de Glauber Rocha e produzirá filme sobre cineasta

Vencedora do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro na categoria de Ficção, a produtora Vânia Catani comprou os direitos da obra "A Primavera do Dragão", de Nelson Motta. O...