Dia do Gari: ‘Tem pessoas que passam e não querem nem [nos] olhar’, diz profissional

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ignorados durante o fluxo acelerado das grandes cidades, os garis ganharão nesta segunda-feira (16), no Dia dos Garis, o protagonismo tão relegado pela população. A Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) preparou a mostra itinerante �??Gigantes�?�. Seis caminhões compactadores e plotados com 12 artes fotográficas dos garis circularão pelos bairros de Salvador a fim de celebrar a data comemorativa evidenciando os profissionais. A exposição que começa hoje também estará aberta ao público no Shopping da Bahia até 31 de maio. 

Gari há cinco anos, Taiane Carvalho trabalha realizando a limpeza das faixas de areia no Rio Vermelho. A soteropolitana de 30 anos afirma que a invisibilização da classe tem diminuído. �??Ainda existe sim o preconceito. Só que hoje eu acredito que seja menos. Existe aquelas pessoas que desmerecem a nossa profissão. Mas hoje as pessoas passam por mim e falam que o nosso trabalho é indispensável, que a cidade precisa�?�, conta. 

Varredora em Santa Mônica, Elaine Oliveira, de 41 anos, está cursando administração e pretende seguir na área de gestão. Reconhece, porém, que trabalhar como gari a fez ver �??o outro lado da história�?�. Na profissão, aprendeu a importância dos pequenos gestos de boas maneiras, a exemplo de desejar �??bom dia�?�. Segundo Elaine, atos como esse podem fazer a diferença no dia a dia de um trabalhador. Em especial naqueles que são invisibilizados. 

�??Teve um encontro no Dia Internacional da Mulher que eu gostei muito. Um desfile, um pouco antes da pandemia, na Praça da Sé. Fizeram questão que uma gari [Elaine] estivesse bem vestida como gari e bem maquiada para representar as mulheres do Brasil. Nesse dia me senti tão especial dentro da função, me senti vista, valorizada�?�, celebra a soteropolitana. 

“Tem pessoas que passam e não querem nem [nos] olhar. Outras elogiam o trabalho. Diz que o trabalho da gente tem valor, levanta a autoestima da gente”, conta.

Ela, no entanto, reclama sobre o machismo na profissão. Por muitas atividades precisarem de força ou resistência física, Elaine desabafa que os homens questionam a capacidade feminina de realizar as tarefas. Outra questão são os assédios sofridos na rua. “Tem homens que acham que podem mexer por ser uma trabalhadora de rua. A mulher tem que se impor, mostrar que está ali para trabalhar e não para estar sofrendo qualquer tipo de cantada, abuso�?�, protesta. 

Para Rafaela de Assis, agente de varrição, a realidade feminina se expressa de uma outra forma. Com o sonho de ser modelo, a jovem de 23 anos conta que é cuidadosa com a imagem. Sempre que possível vai ao trabalho com o cabelo bem tratado e maquiada. �??As unhas eu faço às vezes sim, às vezes não, porque é grande e incomoda um pouco [durante] o trabalho�?�. 

“Eu sempre gostei de ser modelo, ser gari foi uma opção. Mas eu amo, tenho orgulho”, diz. 

Importância do gari
�??Para mim, eles são verdadeiros heróis. São homens e mulheres que, faça chuva ou sol, estão lá, trabalhando de forma digna, não apenas para manter a limpeza da cidade. Mas contribuindo diretamente  para a saúde e bem-estar de toda população�?�, destaca o Secretário de Ordem Pública e presidente da Limpurb.

As contribuições da classe para a população vão além da limpeza da cidade, que torna a vivência mais confortável e atrativa para moradores e turistas. Mas também são uma questão de saneamento, saúde pública e preservação. 

�??[No] meu serviço, todos os resíduos, tudo que se encontra na areia, no calçadão termina indo pro mar. Através desses espaços a gente encontra animais mortos com tampinha de garrafa na boca, presos em rede, com plástico. Tudo que fica na fachada na areia vai para o mar. Se não tivesse essa limpeza diariamente, como estariam os mamíferos no mar?�?�, indaga Taiane. 

Segundo dados da Limpurb, os agentes de limpeza recolhem uma média diária de 2,7 mil toneladas de resíduos domiciliares e 2,4 mil toneladas de restos da construção civil. Para realizar a limpeza em Salvador e também nas Ilhas é necessário o suporte de mais de 4 mil profissionais que atuam realizando diversos serviços, como lavagem, varrição de praias e vias, capinação e coleta.

Apesar da atividade ser efetiva na limpeza da cidade, o operador de roçadeira e gari há 10 anos, Joilson da Silva, faz um alerta. �??Quando se fala em limpeza urbana tem que envolver toda a sociedade em massa. A gente faz a nossa parte. Mas a sociedade também precisa fazer a dela�?�. 

*Com orientação da subchefe de reportagem Monique Lôbo

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em fórum no Rio sobre segurança, desembargador do TJ-BA é relator da declaração “Pacto da ONU para o futuro”

O desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Geder Luiz Rocha Gomes, foi escolhido por diversas autoridades para ser o relator da "Declaração do Rio de Janeiro - Pacto da ONU para o futuro". O documento é resultado do fórum sobre segurança, desenvolvimento humano e coesão social, que ocorreu no Rio de Janeiro, nos

Pleno do TJ-BA marca sessão para escolha de novo desembargador titular do TRE-BA

Uma nova cadeira será desocupada no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), com isso o Pleno do Tribunal de Justiça (TJ-BA) marcou a data para eleição ao cargo de desembargador titular da Corte. A escolha será na sessão extraordinária convocada para o dia 8 de maio, às 8h30.    A vaga de desembargador titular é

Veja diálogo entre Carvalheira e amiga delegada decisivo para a prisão

Denunciado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em um dos três inquéritos policiais que investigam crimes sexuais, o empresário Rodrigo Carvalheira foi preso em 11 de abril a partir de um fato bem determinante: a interceptação de uma ligação telefônica. Para a Justiça pernambucana, a comunicação entre Carvalheira e uma amiga dele, a delegada Natasha