Boris Johnson é pressionado a deixar liderança do Partido Conservador do Reino Unido

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, é pressionado a renunciar...

Walter Casagrande deixa a Rede Globo após 25 anos: ‘Alívio para os dois lados’

Walter Casagrande Júnior anunciou nesta quarta-feira, 6, que está...

Senado autoriza projeto que garante IPVA zero para motos de até 170 cilindradas

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6)...

Horóscopo de 7/7: veja previsões para esta quinta-feira

Data estelar: Lua quarto crescente em Libra. O olhar...

Cumuruxatiba, no litoral baiano, é roteiro ideal para descansar, relaxar e curtir a natureza

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Se você quer aproveitar o feriado prolongado de Corpus Christi (16, 17, 18 e 19 de junho) para descansar, relaxar e curtir a natureza, a vila de Cumuruxatiba, distrito de Prado, no litoral da Bahia, é uma das melhores opções de viagem. Com pouco mais de 4 mil habitantes, Cumuruxatiba, carinhosamente apelidada de Cumuru, é um paraíso tropical que ainda conserva e faz questão de manter belezas naturais, cultura local, raízes e costumes.

“Onde o tempo não tem pressa e a preguiça é mais gostosa” é o slogan que a comunidade define para Cumuruxatiba, porque na sossegada vila o tempo realmente parece que passa de forma mais suave. Mas não se engane, Cumuru tem muitas atrações, como a Rota da Água que oferece belas praias, passeios de barco, mergulho, paisagens exuberantes, falésias, coqueiros e riachos. Um dos roteiros são os passeios náuticos saindo de Cumuru, para observar as gigantes baleias jubarte em alto mar, entre os meses de julho a outubro. Outra experiência incrível é mergulhar em Abrolhos, podendo realizar mergulhos de snorkel ou scuba.

Cumuru tem também uma excelente culinária, roda de capoeira e forró na praça, travessia de bike, visitas ecológicas, e muito mais. Um mix perfeito que agrada a todo tipo de turista.

De acordo com a secretária de Turismo de Prado, Iracema Ribeiro, as praias de Cumuru são os destinos mais procurados pelos turistas. Entre as mais famosas estão a Praia de Japara Grande, a Praia Barra do Cahy e a Praia de Corumbau. “Mas a vila também encanta com seu jeito bucólico, bares e restaurantes na beira da praia”, descreve. Dos passeios, temos na Rota da Terra a visitação no Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal.

Praias

A Praia Japara Grande, salienta Iracema, é a primeira de Cumuru para quem está vindo de Prado. “Recortada por uma paisagem deslumbrante de falésias, manguezal e o rio Japara. No centro de Cumuru a praia possui um fenômeno natural: durante a maré baixa o mar recua bastante, formando piscinas naturais, podendo caminhar quase 1km mar adentro, perfeito para uma caminhada. Quem quiser contemplar uma paisagem diferente, a opção é visitar o Mirante da Falésia, onde podem ser avistados o oceano e os recifes”.

A Barra do Cahy é, certamente, uma das praias mais bonitas de Cumuruxatiba, com falésias, coqueiros e o rio Cahy desembocando no mar. “A praia é deslumbrante e com importante valor histórico, geográfico e cultural. Em 2017, recebeu o título de 1ª Praia do Brasil”, esclarece a secretária de Turismo. Ela explica que, segundo pesquisadores e historiadores, o local descrito na carta de Pero Vaz de Caminha, em 1500, se trata mesmo da Barra do Cahy. “Foi na foz do Rio Cahy, que a tripulação de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal e fez a primeira parada antes de ancorarem em Porto Seguro”.

Outro destino muito procurado é a Praia de Corumbau, com sua areia branca, águas mornas em tom esverdeado e na maré baixa ver o espetáculo da Ponta de Corumbau. Uma opção bem apreciada pelos turistas é fazer um passeio de barco e mergulhar nos recifes.

Na Rota das Aldeias, temos uma cultura rica vinda dos povos indígenas pataxós, o roteiro para conhecer a Aldeia Tiba e Cay é um passeio que oferece ao turista uma vivência incrível.

A secretária de Turismo de Prado informa que a estrutura hoteleira, gastronômica e de serviços da região é bem servida e democrática com pousadas, hotéis, casas para alugar e áreas de camping, restaurantes, quiosques e barraquinhas que estão ao dispor do turista que vem a Cumuruxatiba.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia procura acusado de matar adolescente com tiro de espingarda na cabeça em Prado

O trabalho de investigação da Polícia Civil de Prado conseguiu identificar o principal suspeito de matar Breno Porto dos Santos (17 anos), num crime...

Identificada a segunda vítima de assassinato na Comunidade do Quati em Prado

A segunda vítima é Breno Pires dos Santos (21 anos), morto na madrugada desta segunda-feira (04), no assento do carona, dentro do veículo (Volkswagen...

Servidor público é encontrado morto à tiros em Prado

Marlos José dos Reis era servidor público concursado da Prefeitura de Prado, lotado no setor de contabilidade e em escolas da rede pública municipal,...