Crianças são quase a metade dos internados por síndrome respiratória em BH

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos
A Prefeitura de Belo Horizonte informou, nesta quinta-feira (26/5), que 44,7% das pessoas internadas por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em hospitais do SUS e da rede suplementar da capital até 23 de maio eram crianças com idade até 9 anos. O número é maior que abril, quando as internações infantis representavam 40,7% de um total de 598 pessoas. A PBH alerta para a necessidade de vacinação contra a gripe.
 
Das 152 pessoas que precisaram de internação por questões respiratórias, 30 eram crianças menores de 1 ano (19,7% do total dos internados) e 38 crianças com idade entre 1 e 9 anos (25% do total de internados). 
 
 
 
Atualmente, apenas 36,5% das crianças estão vacinadas para gripe. Cláudia Navarro, secretária municipal de Saúde, lembra que o tempo frio e seco aumenta a incidência de doenças respiratórias, e chama a atenção dos pais e responsáveis para conscientização em torno da vacinação. Tanto para gripe quanto para a COVID-19.
 
Leia: Vinte capitais do Brasil têm alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda
Em 2022, já ocorreram 5 mortes de crianças de até 9 anos por covid-19.
 
A primeira dose da vacina contra a COVID-19 já chegou a 80,6% de cobertura, e a segunda dose está em 52,6%. Todas crianças de 11 a 5 anos já podem, e devem, tomar a segunda dose da vacina.
 

Campanha de vacinação

Os postos de vacinação contra a COVID e a gripe seguem abertos. Neste sábado (28), serão abertos mais 80 pontos na capital, entre centros de saúde, shoppings, pontos de drive-thru e drogarias. A lista completa pode ser acessada na página da Prefeitura.
 
Todas as idades já convocadas poderão se vacinar contra a covid-19, seja para primeira, segunda, de reforço ou quarta dose.
 
Já a contra a gripe será aplicada somente em idosos com 60 anos e mais, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos completos, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de comorbidades e doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais e pessoas com deficiência permanente.

Além de caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros, trabalhadores portuários, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, funcionários do Sistema de Privação de Liberdade e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medidas socioeducativas e população privada de liberdade

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Feriadão com chuvas exige atenção em dobro nas estradas

Os mineiros que pretendem sair do estado ou viajar por Minas para aproveitar o feriado prolongado de Finados vão encontrar estradas mais cheias a partir de hoje. A movimentação exige atenção redobrada, seja nos trechos historicamente perigosos (confira quadro), seja naqueles aparentemente mais tranquilos. A atenção deve ser redobrada nas retas, nos trechos com buracos

Onde a morte não é o fim da vida

  O Museu de Ciências Morfológicas (MCM) da UFMG é responsável pela extensão entre o estudo de células, embriões, tecidos e anatomia com toda a comunidade da capital. Fundado há 27 anos pela professora Maria das Graças Ribeiro, o museu é focado no ser humano, com a maioria da exposição sendo composta por materiais reais.

Chuva: Sete Lagoas registra alagamentos e pessoas desalojadas

O município de Sete Lagoas, na Região Metropolitana de BH, foi atingido por fortes chuvas no fim da tarde desta terça-feira (31/10). Há registro de moradores desalojados e alagamento em muitas avenidas. Segundo o Corpo de Bombeiros, uma pessoa chegou a ficar ilhada, porém, conseguiu sair do local sozinha.  Cerca de dez casas, localizadas no