Com

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Com 'espólio eleitoral' de Tom, Luciano Araújo será candidato a deputado estadual

ACM Neto, Luciano Araújo e Cacá Leão | Foto: Reprodução / Instagram

Presidente estadual do Solidariedade, Luciano Araújo será candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) nas eleições de outubro. O postulante a parlamentar deve assumir o �??espólio eleitoral�?� deixado pelo hoje deputado estadual Tom Araújo (UB), que anunciou no último sábado (28) que não concorrerá à reeleição devido a um câncer raro (veja aqui).

Natural de Valente, no Sisal, Luciano passará a ser o candidato a deputado estadual apoiado pelo prefeito de Conceição do Coité, Marcelo Araújo (UB), irmão de Tom, também da região sisaleira do estado.

O nome do jovem Hamilton Rios Neto, sobrinho de Tom e de Marcelo, também foi especulado para assumir o espólio eleitoral. Mas o pai do empresário, Hamilton Rios Filho, demonstrou resistência à candidatura do filho.

O ex-deputado estadual Emério Resedá, coiteense e irmão do desembargador Salomão Resedá, também foi especulado para ser o herdeiro dos votos antes garimpados por Tom. Entretanto, a família Araújo não conseguiu unanimidade em torno do nome. O próprio prefeito de Coité não garantiu pleno apoio.

Já Luciano conseguiu reunir o apoio de todos na família Araújo e ainda teve seu nome validado por ACM Neto (UB), postulante ao governo da Bahia apoiado pelo grupo e grande líder do União Brasil no estado.

Apesar de apoiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no plano nacional, o Solidariedade de Luciano Araújo caminha lado a lado com Neto e com Cacá Leão (PP) na Bahia, mesmo com movimentos recentes do PT baiano para atrair a legenda para a aliança de Jerônimo Rodrigues (PT).

Com o apoio do prefeito Marcelo Araújo, a expectativa é que apenas Conceição do Coité consiga garantir a Luciano pelo menos 12 mil votos, repetindo a votação que Tom teve no município em 2018.

A família, entretanto, possui outras cidades como fonte de eleitores: são os casos de Valente, Campo Formoso, Santaluz e Varzedo, que também deram alta votação a Tom nas últimas eleições. Em 2018, o deputado estadual obteve 57.570 votos.

Também em 2018, Luciano Araújo foi candidato à deputado federal, conquistando 37.732 votos, insuficiente para garantir uma vaga na Câmara em Brasília.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Queda na avaliação de Lula ‘é natural’, afirma Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou em entrevista à CNN, que foi ao ar nesta quarta-feira, 27, que "é natural" que haja oscilação nas pesquisas de avaliação do governo e mencionou a pressão dos preços dos alimentos, fator apontado por analistas como uma das razões da piora recente da aprovação do presidente Luiz Inácio

Termina hoje prazo dado para Bolsonaro explicar estadia em embaixada

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem até esta quarta-feira para apresentar explicações sobre sua permanência de duas noites na embaixada da Hungria, em Brasília. O prazo foi estabelecido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira. Até a noite desta terça-feira, a defesa de Bolsonaro ainda não havia se pronunciado. A

Prefeitura de SP é multada em R$ 50 mil por homenagem a Michelle Bolsonaro no Teatro Municipal

A Prefeitura de São Paulo terá de pagar R$ 50 mil em multa por ter permitido homenagem aprovada na Câmara de Vereadores de São Paulo para a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, que recebeu título de cidadã paulistana na última segunda-feira, 25, no Teatro Municipal, no centro da capital paulista. A decisão é da juíza Paula Micheletto