Cesta básica já engole quase 60% do salário-mínimo em Belo Horizonte

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Vinicius Prates *

 

Quem mora em Belo Horizonte sente no bolso os impactos do aumento do custo de vida na cidade. Dados apresentados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas e Contábeis (Ipead) de Minas Gerais apontam que a cesta básica teve alta de 3% em abril, chegando a R$ 716,26, equivalente a 59,10% do salário mínimo. �? o maior valor atingido pela cesta básica em BH. O custo médio da cesta básica representa os gastos de um trabalhador adulto com a alimentação, baseada em 13 produtos, conforme o Decreto-Lei 399/38. Em abril, os principais alimentos responsáveis por essa alta foram o tomate (11,54%), batata-inglesa (16,74%) e o pão francês (5,45%).

 

A dona de casa Rita Valéria Ferreira, de 58 anos, diz que de um mês para o outro os preços subiram muito. Além disso, ela ressalta que o custo de vida está cada vez mais alto na capital mineira. “No geral, tudo está muito, muito caro. Hoje, a compra aqui em casa ficou em torno de R$ 770. De um mês para o outro a diferença está muito grande, quase R$ 100 a mais”, conta.

 

Com os preços elevados, a dona de casa busca alternativas para balancear as compras. “O básico, que são o café, óleo, feijão, açúcar, é nessa faixa de R$ 700, mas a gente não vive só de arroz, feijão e óleo, né? A gente come outras coisas”, afirma. “O jeito é você comprar pão dia sim, dia não. Eu compro biscoito, às vezes faço. Ontem mesmo eu fiz bolo. Vou dividindo as coisas”, completa.

 

Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a evolução dos gastos das famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos, teve aumento de 0,86% em abril, conforme o Ipead. O cálculo é realizado também pelo Índice de Preços ao Consumidor Restrito (IPCR), que, mensalmente, acompanha aproximadamente 242 produtos, em que é observada a variação de preço, com base em peso, que define os itens de maior relevância para a composição das famílias. Este índice leva em conta tanto produtos alimentícios quanto itens não alimentícios.

 

O estudo destaca que, em termos de variação no mês de abril, os alimentos industrializados apresentaram a maior alta, equivalente a 4,06%. Em seguida, alimentos de elaboração primária (3,82)%; vestuário e complementos (2,32%); alimentação em restaurante (2,07%). Além disso, saúde e cuidados pessoais (1,96%); artigos de residência (1,26%). O único índice a apresentar queda foi ‘bebidas em bares e restaurantes’, tendo baixa de 1,22%.

 

* Estagiário sob supervisão do subeditor Paulo Nogueira

 

 

 

Hora de abraçar as mães de novo. E com muitos presentes

 

Roger Dias

 

Reencontros, abraços apertados e presentes. Uma das datas mais importantes para o comércio varejista, o Dia das Mães promete ser diferente para as famílias e para os lojistas em 2022. As restrições impostas pela pandemia da COVID-19 nos anos anteriores agora dão lugar a uma expectativa de boas vendas. O novo impulso do comércio é representado pela intenção dos consumidores. De acordo com pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), 59,52% dos consumidores pretendem presentear a mãe na data especial, o que representa crescimento de 16,77% em relação ao ano passado, marcado por fortes restrições às atividades comerciais.

 

O valor gasto com os presentes em 2022 também é superior ao de 2021, com uma média de R$ 95 por pessoa e alta de 6,97% em relação ao ano anterior. Os resultados ainda mostram que 46,40% dos consumidores que pretendem presentear gastarão valor igual ao que gastaram no ano passado. A faixa de valor para presentes �??entre R$ 51 a R$ 100 foi a mais citada, representando 34,40% dos consumidores que pretendem presentear em 2022. As roupas estão no topo da lista dos filhos, seguidas dos calçados, perfumes ou hidratantes e flores ou plantas. O comportamento dos clientes anima quem está à frente do negócio. �??A expectativa é enorme. Nos dois últimos anos, muitos filhos precisaram se afastar das mães por questões de segurança. Agora, vivemos um momento especial, porque teremos um Dia das Mães sem máscaras e com todos vacinados. Consequentemente, temos uma perspectiva bem alta de vendas. �? a segunda data mais importante, atrás do Natal. Acreditamos que as vendas serão o dobro do ano passado e vivemos a expectativa de crescimento em relação a 2019, quando não tínhamos pandemia�?�, afirma a empresária Maria Clara Duca, proprietária da loja Atmo Moda Feminina, na Região Centro-Sul da capital.

 

Ela afirma que sua loja não precisou contratar novos funcionários, mas todos precisaram se esforçar para estender o horário em virtude do aumento do volume de vendas. �??�? um momento bom para as vendedoras ganharem mais. A equipe fica toda motivada, pois gera horas extras e elas atendem mais pessoas�?�.

 

A proprietária da Água Fresca Langerie, Juliana Moraes, diz que há uma animação natural no rosto dos clientes que é repassada aos comerciantes. �??As vendas estão melhores que em 2021, pois ficamos fechados em abril. As pessoas circulam com mais otimismo, o que faz com que as vendas estejam num patamar mais acima. Apesar disso, alguns clientes deixam as compras para a última hora. Mas temos lojas de shopping e eletrônicos com entrega expressa para BH, caso as compras sejam feitas até as 12h (deste sábado)�?�. A empresária faz uma projeção de faturamento em 2022: �??Nossa expectativa é de que cresça 12% em relação ao ano passado. �? uma data muito importante para nós. Mãe é símbolo de amor, carinho e afeto e a data envolve todo esse significado. E todos têm ligação com a mãe, a avó ou uma tia. �? uma data que mexe com os corações e com o comércio�?�.

 

Para Fátima Eloisa, uma das sócias da Adhara, a confiança de faturamento maior é grande. �??Tivemos muitas dificuldades na pandemia, mas agora começou a normalizar. Temos sempre o pensamento positivo de sempre vender mais. �? uma data importante, porque todos se lembram de levar presentes para as mães. E eu não posso reclamar. Temos 20 anos de atuação e posso dizer que as vendas estão boas�?�, relata.

 

Para incrementar as vendas, seu estabelecimento participará de um desfile de moda na manhã de hoje, no Shopping 5ª Avenida, para impulsionar novos clientes a irem às compras. O evento terá a participação de outros lojistas do ramo de calçados, moda íntima e bijuterias, entre outros. 

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