Bolsonaro teme impacto eleitoral se vetar bagagem gratuita em voos, diz coluna

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 1 minuto

Bolsonaro teme impacto eleitoral se vetar bagagem gratuita em voos, diz coluna

Foto: Reprodução / Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) está preocupado com a possibilidade de ter que vetar novamente o retorno do despacho gratuito de bagagem em voos no Brasil. A medida já foi aprovada pela Câmara dos Deputados e será votada em breve pelo Senado, segundo informações do Metrópoles.

Bolsonaro teme que a impopularidade da decisão às vésperas do início de uma campanha eleitoral acirrada seja prejudicial. O temor é que o veto dê ao ex-presidente Lula, seu principal adversário, munição para capitalizar sobre o alto preço das passagens aéreas.

O presidente pediu, então, ao relator no Senado da medida provisória sobre o tema, Carlos Viana (PL-MG), que retire da proposta o artigo que volta a proibir que malas despachadas em voos no Brasil tenham taxa extra.

Caso o texto acabe em suas mãos, o presidente da República admite que terá de barrar a volta da gratuidade no despacho de bagagem. Não seria a primeira vez que um veto do presidente sobre o assunto causa polêmica. Em 2019, após a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorizar o início da cobrança de bagagens em voos no Brasil, o Congresso Nacional tentou, por meio de medida provisória, retomar o despacho gratuito no país.

Na ocasião, o chefe do Planalto vetou o despacho gratuito. No veto, Bolsonaro alegou que a gratuidade não tinha relação com a MP, que originalmente autorizava até 100% de capital estrangeiro em companhias aéreas no Brasil.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

PGR não vê prova de propinas da Odebrecht a Renan Calheiros e Romero Jucá e arquiva inquérito

O procurador-geral da República Paulo Gonet pediu o arquivamento do inquérito que investiga se o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) receberam propina da Odebrecht (atual Novonor) para apoiar a medida provisória 627, de 2013, que garantiu vantagens fiscais para empresas com atuação no exterior. Em parecer enviado ao Supremo Tribunal

Lula diz que Brasil precisa ter indústria de defesa forte, não para fazer guerra, mas a paz

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, SP (FOLHAPRESS) - O presidente Lula (PT) defendeu nesta sexta-feira (26) que o Brasil tenha uma indústria de defesa forte, não para se preparar para uma guerra, mas para evitar a guerra e construir um ambiente de paz. A declaração aconteceu durante visita do presidente ao Departamento de Ciência e Tecnologia

Gonet pede novas investigações da PF para decidir se denuncia ou não Monark

O procurador-geral da República Paulo Gonet requereu que a Polícia Federal realize novas diligências antes de decidir se denuncia ou não o influenciador Bruno Aiub, o Monark, por suposto crime de desobediência. A manifestação se dá após a PF finalizar as investigações sobre a conduta de Monark, indicando que ele 'continua propagando discurso antidemocrático nas