Thaciano volta ao Grêmio e ficará disponível a partir de 18 de julho

O volante Thaciano, ex-Bahia, está de volta ao...

Após bug em foto de Lula, bolsonaristas sugerem edição e petista apresenta ‘prova’

Um bug (erro) gerado por um recurso de...

Ex-BBB Carla Diaz relembra diagnóstico de câncer: “Precisei me fechar”

A atriz Carla Diaz usou as redes sociais na...

Consórcio que administra Maracanã proíbe faixas do Vasco

O consórcio Maracanã, que administra o estádio, impediu...

Aumento de satélites artificiais coloca em risco estudos astrônomicos

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O aumento do número de satélites artificiais orbitando a Terra pode pôr em risco estudos astronômicos e deixa pesquisadores em alerta. Atualmente são cerca de 5 mil em órbita, mas, de acordo com um estudo americano, outros 65 mil devem subir ir para o espaço nos próximos anos.

Boa parte desses satélites são para levar internet a regiões remotas. No entanto, a luz refletida por esses equipamentos polui as imagens feitas pelos laboratórios na Terra.

Projetos que observam grandes áreas são os mais prejudicados. Isso é o que deve acontecer no caso do Vera Rubin, telescópio de 8 metros que está sendo construído no Chile para observar o céu inteiro, como explica o astrônomo residente no telescópio SOAR, Felipe Navarete.

A União Astronômica Internacional criou, inclusive, um comitê para auxiliar as empresas a reduzir a interferência dos satélites, diz o astrônomo.

A SpaceX e a OneWeb informam em seus sites que realizam ações para minimizar o impacto dos satélites nas observações astronômicas.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Em breve terá mais formas de reagir a mensagens no WhatsApp

O WhatsApp lançou recentemente a capacidade de reagir a mensagens individuais com emojis mas, de acordo com o site WABetaInfo, parece que esta funcionalidade...

Spotify cria ‘playlists’ personalizadas para os fãs de ‘Stranger Things’

A quarta temporada de ‘Stranger Things’ é já considerada pelos fãs como uma das melhores desta série produzida pela Netflix, com um dos melhores...

Estudo revela efeitos negativos do Espaço na saúde dos astronautas

Um estudo realizado por dois investigadores chegou à conclusão que os astronautas perdem o equivalente a décadas de massa óssea depois de passarem tempo...