Arruda tenta manobra no STF para escapar da inelegibilidade

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Na última quarta-feira (4/5), o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou acórdão de uma decisão que negou provimento a um habeas corpus impetrado pela defesa do ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) Domingos Lamoglia.

Lamoglia foi condenado por corrupção ativa, associação criminosa e lavagem de dinheiro, além de improbidade administrativa, no âmbito da Caixa de Pandora. Em novembro de 2009, o Ministério Público, juntamente com a Polícia Federal, desmantelava o maior esquema de corrupção já documentado na história do Distrito Federal. Os vídeos de integrantes do primeiro escalão do governo e da Câmara Legislativa recebendo dinheiro de propina repercutiram em escândalo até fora do país.

Doze anos depois da operação mais rumorosa já deflagrada na capital federal, o ex-conselheiro do TCDF Domingos Lamoglia tentou, por meio de um Habeas Corpus, convencer os ministros do Supremo Tribunal Federal de que seu processo deveria correr na Justiça Eleitoral.

Primeira Turma do STF foi contra O recurso começou a ser julgado em julho de 2021 e, em fevereiro deste ano, os ministros da Primeira Turma do STF decidiram que não havia cabimento para o pedido de Lamoglia, acompanhando a divergência inaugurada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Na ocasião, os ministros da Primeira Turma entenderam que �??a mera alegação, em tese, da prática de crime eleitoral não basta para caracterizar a efetiva violação do entendimento adotado pela Corte�?�, segundo a qual os réus devem se defender dos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha nos limites das denúncias apresentadas, portanto na justiça comum.

Tentativa de Arruda Um dos réus mais proeminentes da Caixa de Pandora, o ex-governador José Roberto Arruda tenta agora um resultado diferente para a mesma investida fracassada de Lamoglia. Condenado por falsidade ideológica e corrupção de testemunha, Arruda é réu por corrupção ativa e passiva, peculato e formação de quadrilha.

Apesar da extensa ficha criminal, Arruda também apresentou ao STF habeas corpus alegando que os crimes pelos quais responde são de natureza eleitoral e que, portanto, deveriam ser julgados na Justiça Eleitoral. A intenção de Arruda é resgatar sua elegibilidade. Atualmente, ele não pode se candidatar por ostentar condenação em corte colegiada. Mas uma eventual transferência de seu processo para o TSE, abriria a brecha para uma candidatura.

O HC de Arruda foi distribuído para o ministro André Mendonça, que integra a Segunda Turma do STF. Arruda nutre a esperança de que uma manobra no STF o salve da justiça comum e empurre seu caso para a esfera eleitoral.

O ex-governador tem clamado a interlocutores, especialmente os evangélicos, para que peçam por ele junto a André Mendonça. O ministro, no entanto, não deve atender ao apelo do ex-governador, porque, para tanto, ele teria de invalidar, monocraticamente, uma decisão colegiada da Primeira Turma do STF, composta pelos ministros Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Rosa Weber e Dias Toffoli.

A hipótese é bastante remota, porque representaria o atropelo de um ministro a uma turma, o que se configuraria, segundo juristas, em uma excrescência jurídica.

O post Arruda tenta manobra no STF para escapar da inelegibilidade apareceu primeiro em Metrópoles.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Lula orienta governo a tratar caso Marielle com sobriedade e a valorizar trabalho da PF

MÔNICA BERGAMO (FOLHAPRESS) - Lula orientou o governo a tratar do caso Marielle Franco com sobriedade.Na opinião que o presidente expressou a ministros, o desfecho do assassinato, anunciado pela Polícia Federal, não é motivo de felicidade. Pelo contrário, reforçou o petista. É razão de alívio, mas de tristeza pelo tamanho da tragédia e pela dimensão que

Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar hospedagem em embaixada

 (FOLHAPRESS) - O ministro Alexandre de Moraes, do STF, deu 48 horas para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) explicar por que se hospedou por dois dias na Embaixada da Hungria entre 12 e 14 de fevereiro, quatro dias após ter passaporte retido pela Polícia Federal. A informação foi apurada pela reportagem e confirmada pelo advogado

Bolsonaro diz ao STF que seria “ilógico” pedir asilo a embaixador

O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (27) ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que seria "ilógico" sugerir que ele pediria asilo político durante o período em que ficou hospedado na Embaixada da Hungria, em Brasília, no mês passado. A explicação foi enviada ao Supremo após o ministro dar prazo de