As drogas mais perigosas da atualidade (inclusive medicamentos)

Tanto substâncias ilícitas quanto legais podem ser prejudiciais se...

Supostas vítimas expõem mensagens de Armie Hammer na TV

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Armie Hammer, 35, é...

Saúde lança Plano de Contingência Nacional para varíola dos macacos

Um Plano de Contingência Nacional  para varíola dos...

Santa Inês: Ação contra pornografia infantil prende homem com 5 HDs com fotos

Uma operação deflagrada pela Delegacia Territorial (DT) para...

Retirada de obras do artista plástico Frans Krajcberg causa revolta em Nova Viçosa

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

A revolta se deve ao fato de o artista ter escolhido a cidade de Nova Viçosa para viver seus últimos anos de vida, com um trabalho dedicado

Frans Krajcberg foi um pintor, escultor, gravador, fotógrafo e artista plástico. Nasceu na Polônia, em 12 de abril de 1921.

Em 1972 mudou-se para o Brasil, passando a viver em Nova Viçosa, no sul da Bahia, onde manteve o seu ateliê no Sítio Natura, depois de aceitar o convite do amigo e arquiteto Zanine Caldas, que o ajudou a construir sua casa, com sete metros do chão, no alto de um tronco de pequi com 2,60 metros de diâmetro.

Krajcberg plantou mais de dez mil mudas de espécies nativas no sítio, com uma área de 1,2 km², preservando um resquício de Mata Atlântica e de manguezal.

Mais de trezentas obras do artista estavam em dois pavilhões projetados pelo arquiteto Jaime Cupertino. É esse o acervo retirado do município de Nova Viçosa.

A Prefeita Luciana Rodrigues recebeu a notícia com tristeza e muita indignação. “Não podemos nos calar e aceitar que levem de Nova Viçosa, as principais obras de Frank Krajcberg. Eu sempre fui contra a retirada das obras daqui, cidade escolhida por Krajcberg para viver e expor suas obras”, desabafou.

A gestora citou encontro com João Carlos, representante do IPAC, para discutir uma solução que viabilizasse a manutenção das obras no município. “Sou contra a retirada das obras. Nossa proposta foi por uma parceria entre o Município e o Estado da Bahia para juntos administrarmos o museu. Hoje com essa retirada, a nossa história cultural fica muito mais órfã”, concluiu.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Imóvel de Frans Krajcberg é demolido em Nova Viçosa

A demolição aconteceu nesta quarta-feira (10). O Governo do Estado da Bahia tentou interromper a ação, movida pela Prefeitura de Nova Viçosa, inclusive, com registro de ocorrência policial, realizada...

Explosão Junina vence concurso de quadrilha no 13º Forró do Asfalto de Nova Viçosa

Três equipes disputaram o título de campeã quadrilha, além de troféus e prêmios em dinheiro, na competição realizada neste sábado (23), segunda noite do 13º Forró do Asfalto, evento...

Morre Antônio Odilair de Carvalho, ex-prefeito de Nova Viçosa

Antônio Odilair de Carvalho faleceu neste sábado (23) por causas naturais no Hospital Sobrasa, em Teixeira de Freitas.  O corpo está sendo velado na quadra de esportes Ginásio Angelo Magalhães,...