Soldados ucranianos se casam em plena guerra

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Em plena guerra, dois soldados ucranianos decidiram se casar e foram os protagonistas de um momento de esperança entre o terror vivido nos últimos dias na Ucrânia. 

De acordo com o Washington Post, Lesya Filimonova e Valeriy Filimonov, casal que se voluntariou para defender o país após a invasão russa, casaram-se neste domingo, em Kiev, rodeados por soldados armados e jornalistas que quiseram presenciar o momento.

O vestido branco e o terno deram lugar ao uniforme militar, mas a noiva teve direito a um véu e não faltou música na cerimônia, graças ao músico ucraniano Taras Mpanichenko.

Antes da guerra, Lesya era chefe de uma organização de escoteiros e Valeriy liderava uma empresa de tecnologia de informação. Tal como muitos outros civis ucranianos, após o início da invasão russa, o casal juntou-se às forças armadas. 

O casamento  ortodoxo ocorreu emum terreno junto a uma estrada movimentada e foi a primeira vez que o casal se viu desde que a guerra começou, no final de fevereiro. A filha de ambos, de 18 anos, assistiu ao momento através de uma videochamada. No final da cerimônia, e substituindo a tradição de colocar uma coroa na cabeça da noiva, Lesya recebeu um capacete militar. 

�??Aqui [em Kiev] temos tudo o que amamos e temos que defendê-lo. Não temos intenção de entregá-lo ao inimigo�?�, disse Lesya, citada pelo mesmo jornal. 

Houve ainda direito a presentes, como uma chaleira elétrica ou uma panela de pressão, e, no final da cerimônia, os convidados, que seguravam armas numa mão e rosas noutra, cantaram o hino nacional e entregaram as flores à noiva, para que esta tivesse um buquê.

Foi na madrugada de 24 de fevereiro que a Rússia lançou   uma ofensiva militar na Ucrânia. Segundo as autoridades de Kiev, a invasão já provocou  a morte de mais de 2.000 civis. De acordo com a ONU, os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos. 

 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...