Novo código 0303 deve transformar mercado de telemarketing, diz Reclame Aqui

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

S�?O PAULO, SP (FOLHAPRESS) – As empresas de telemarketing devem enfrentar nos próximos meses uma transformação de suas operações com a entrada em vigor do prefixo 0303 nas ligações, que permitirá ao consumidor identificar, antes de atender, que se trata de uma chamada indesejada.

Segundo levantamento do Reclame Aqui com 1.600 entrevistados, cerca de 70% das pessoas nunca atenderiam o telefone se soubessem que era telemarketing. Mais de 60% dizem preferir mensagens de texto.

“Essa é uma conquista para o consumidor que vem sendo importunado nos últimos anos por ligações indevidas e não solicitadas de empresas de telemarketing, a ponto de abandonar o hábito de atender ligações”, afirma Edu Neves, presidente do Reclame Aqui.

Ele diz que a maior parte das grandes empresas já têm investido em outras formas de contato, como mensagem e email, antes de ligar. Mas avalia que o telemarketing terá de se reinventar para chegar até os consumidores.

Segundo Neves, o modelo atual acabaria elevando o custo operacional e de aquisição de novos clientes pelas empresas
“Agora é pagar para ver se as empresas não usarão outros números, e se o consumidor vai mudar o hábito e passar a respeitar as empresas que operam segundo a nova regra”, diz.

Definida em dezembro, a nova norma da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que entrou em vigor na última quinta-feira (10), vale para empresas que usam o celular para fazer contato com o cliente.

Em junho, será a vez de quem usa telefone fixo colocar o 0303 na frente do número quando houver telemarketing ativo. O objetivo padronizar a numeração e servir como ferramenta para o consumidor na identificação das chamadas, segundo a agência reguladora.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Tudo o que precisa de fazer para garantir a saúde e bem-estar do seu gato

Os animais de estimação trazem alegria a qualquer casa, no entanto, não são meros acessórios e é preciso tratar muito bem deles. Os gatos são, normalmente, mais independentes do que os cães, mas isso não significa que devem receber menos carinhos e cuidados.Por isso,...

Em último dia de campanha, ACM Neto prega voto útil

O candidato a governador ACM Neto (União Brasil) destacou na noite deste sábado (1º) a sua confiança de vitória no primeiro turno e pregou o voto útil para derrotar o grupo que governa o estado há 16 anos. A declaração ocorreu após seu...