CCJ do Senado adia votação de PEC para manter mandato de parlamentar ‘embaixador’

A Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania...

Bolsonaro obriga postos a informarem queda no preço dos combustíveis

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou decreto estabelecendo a...

TCU investiga ”abuso de poder político e econômico” da PEC dos auxílios

Brasília – O Tribunal de Contas da União (TCU)...

Preso estudante que tirou foto íntima de colega e compartilhou no WhatsApp

Um estudante, de 18 anos, de uma escola estadual...

Morre aos 81 anos o ex-prefeito de Mucuri “Seu Tixa”

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Firmino Griffo Ribeiro (conhecido como “Seu Tixa”) faleceu por volta das 03h00, na madrugada desta quarta-feira (09/03), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, aos 81 anos de idade.

Ex-prefeito do município de Mucuri, se tornou um dos homens mais importantes da região, pai de uma família tradicional, com grande influência na região de tríplice fronteira (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo), construindo uma longa história baseada na decência, amizade, gestão e sabedoria.

Fumante por quase uma vida, acabou tendo a saúde comprometida por causa do vício. Contraiu na melhor idade um Enfisema Pulmonar. Nos últimos quatro anos, estava se cuidando, com frequentes consultas em especialistas. Padeceu com uma complicação cardíaca.

Luto Oficial: Na manhã desta quarta-feira (09), o atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o “Robertinho” (UB), lamentou a morte de “Seu Tixa”. “Mucuri perdeu um grande desbravador, brigador inteligente, pensador singular, um grande estadista. Nosso respeito é grande por sua trajetória, razão pela qual os mucurienses estarão em luto oficial por três”, disse.

Luto oficial pela morte de Seu
Luto oficial pela morte de Seu Tixa

Trajetória: O ex-prefeito de Mucuri, “Seu Tixa”, nasceu em 28 de janeiro de 1941, na cidade de Brejetuba, no extremo oeste da região serrana do Espírito Santo, se tornou arrimo de família ainda na adolescência e foi ele quem assumiu a chefia da casa, criando todos os seus outros três irmãos e duas irmãs.

Ainda jovem, chegou ao município de Mucuri, se tornando um dos principais precursores da fundação do distrito de Itabatã, atualmente o 3º maior do Brasil. Sua luta resultou na ascensão como vice-prefeito de Mucuri no governo Gustavinho, durante a gestão 1973/1976. Tempos depois, em 1992, foi eleito prefeito para o mandato (1993/1996), tendo exercido o cargo pelos primeiros dois anos, até 18 de outubro de 1994.

Seu Tixa deixou viúva a dona Rosilma Matos Griffo (“Dona Ziminha”, com quem viveu por 53 anos), com quem teve três filhos, Marcelo (in memória), Alba e Paulinho, esse último ficou conhecido como “Paulinho de Tixa”, prefeito de Mucuri nas gestões 2009/2012 e 2013/2016.

Por Athylla Borborema

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gabriela Andrade morre aos 26 anos

Carinhosamente chamada de 'Gabi' era Mãe de Theo e Lorenzo, gêmeos autistas. Morreu nesta quinta-feira (05). Sua trajetória na luta pela vida começou em 2018,...

Câmara aprova MP que cria Programa Internet Brasil

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (19) a votação da medida provisória que cria o Programa Internet Brasil. A iniciativa prevê o acesso...

Morre a mãe do radialista Sivaldo Miranda

Dona Maria Miranda (67 anos) morreu nesta quarta-feira (23). Ela deixa um casal de filhos (Maurícia e Sivaldo Miranda), nove netos e dois bisnetos. O filho,...