Morre aos 81 anos o ex-prefeito de Mucuri �??Seu Tixa�?�

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Firmino Griffo Ribeiro (conhecido como �??Seu Tixa�?�) faleceu por volta das 03h00, na madrugada desta quarta-feira (09/03), no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, aos 81 anos de idade.

Ex-prefeito do município de Mucuri, se tornou um dos homens mais importantes da região, pai de uma família tradicional, com grande influência na região de tríplice fronteira (Bahia, Minas Gerais e Espírito Santo), construindo uma longa história baseada na decência, amizade, gestão e sabedoria.

Fumante por quase uma vida, acabou tendo a saúde comprometida por causa do vício. Contraiu na melhor idade um Enfisema Pulmonar. Nos últimos quatro anos, estava se cuidando, com frequentes consultas em especialistas. Padeceu com uma complicação cardíaca.

Luto Oficial: Na manhã desta quarta-feira (09), o atual prefeito de Mucuri, Roberto Carlos Figueiredo Costa, o �??Robertinho�?� (UB), lamentou a morte de �??Seu Tixa�?�. “Mucuri perdeu um grande desbravador, brigador inteligente, pensador singular, um grande estadista. Nosso respeito é grande por sua trajetória, razão pela qual os mucurienses estarão em luto oficial por três”, disse.

Luto oficial pela morte de Seu
Luto oficial pela morte de Seu Tixa

Trajetória: O ex-prefeito de Mucuri, �??Seu Tixa�?�, nasceu em 28 de janeiro de 1941, na cidade de Brejetuba, no extremo oeste da região serrana do Espírito Santo, se tornou arrimo de família ainda na adolescência e foi ele quem assumiu a chefia da casa, criando todos os seus outros três irmãos e duas irmãs.

Ainda jovem, chegou ao município de Mucuri, se tornando um dos principais precursores da fundação do distrito de Itabatã, atualmente o 3º maior do Brasil. Sua luta resultou na ascensão como vice-prefeito de Mucuri no governo Gustavinho, durante a gestão 1973/1976. Tempos depois, em 1992, foi eleito prefeito para o mandato (1993/1996), tendo exercido o cargo pelos primeiros dois anos, até 18 de outubro de 1994.

Seu Tixa deixou viúva a dona Rosilma Matos Griffo (�??Dona Ziminha�?�, com quem viveu por 53 anos), com quem teve três filhos, Marcelo (in memória), Alba e Paulinho, esse último ficou conhecido como �??Paulinho de Tixa�?�, prefeito de Mucuri nas gestões 2009/2012 e 2013/2016.

Por Athylla Borborema

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovem é encontrada morta ao lado dos dois filhos pequenos

A jovem, Stefane Mantovani dos Santos (23 anos), foi encontrada morta dentro de casa, por volta de 16h de terça-feira (12), no Centro de São Gabriel da Palha, Noroeste do Espírito Santo. Um casal de crianças estava ao lado do corpo da mãe, numa cena...

Kokó da Banda Lordão morre aos 72 anos

Clovis Figueiredo Leite, popularmente conhecido como Kokó da Banda Lordão, morreu na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, aos 72 anos. O cantor morreu em Salvador, onde estava vivendo desde que foi diagnosticado com problemas de saúde. Seu quadro de saúde se agravou nas últimas...

Professora Fabiana Pinto morre em decorrência do Lúpus, em Teixeira de Freitas

No universo da educação, da poesia e da literatura, o nome de Fabiana Pinto Silva de 48 anos brilhava como uma estrela singular. Professora, poetisa e escritora, Fabiana era uma personalidade multifacetada que deixou uma marca em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la....