TAGS

Casarão que abrigava Sartre da Graça é demolido e vai virar edifício residencial

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

sartre graca

O casarão que abrigava o colégio Sartre, na Graça, foi demolido neste fim de semana, assustando moradores, passantes e valorizadores do patrimônio local. Segundo informações obtidas pelo Alô Alô Bahia, o terreno abrigará um empreendimento com mais de 100 unidades residenciais de quarto e sala.

O imóvel havia completado 50 anos em 2019, antes da instituição anunciar, em 2020, a desativação da �??Unidade Mãe�?�, como era conhecida. O colégio segue com atividades no Itaigara e em Lauro de Freitas.

Construído entre 1912 e 1920, após a casa do Comendador Bernardo Martins Catharino (Palacete das Artes), o casarão se destacava pela primazia dos adornos decorativos internos, como piso em parquet, lustres em cristal francês, escadarias em madeira e todos os cômodos decorados com papéis de parede e pinturas e murais.

�??Ela já nasceu em destaque, em posição de esquina, com três pavimentos, feita por um italiano. Uma casa que seguia os ideais de modernidade, do ecletismo vigente naquele período, mostrando todos os elementos de status dessas elites econômicas da cidade�?�, nos contou o historiador Rafael Dantas. �??Optaram pela demolição da casa. Era uma referência do ecletismo que, infelizmente, vem abaixo�?�, lamentou.

Leia mais em Alô Alô Bahia

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Após registro de cólera em Salvador, Secretaria de Saúde faz monitoramento para evitar novos casos

O Brasil registrou no último sábado (20), o primeiro caso de cólera dos últimos 18 anos. A infecção intestinal aguda causada pela bactéria Vibrio cholerae foi identificada em um paciente de 60 anos, na cidade de Salvador. A doença foi confirmada por testes laboratoriais.    A enfermidade, que é transmitida principalmente por água ou alimentos contaminados

Av. ACM terá bloqueio total no sentido Rótula na noite desta quinta

A via principal da Av. Antônio Carlos Magalhães será bloqueada totalmente após a estação do metrô do Detran (sentido Acesso Norte), nesta quinta-feira (25), entre 22h30 e 5h. No mesmo local, a via sofrerá ainda bloqueio parcial, ficando livre apenas uma faixa de tráfego, também entre 22h30 e 5h, na sexta-feira (26), na segunda-feira (29)

Homem é preso com 10kg de drogas na BR-116

Um homem foi preso, nesta quinta-feira (25), após apreensão de cerca de 10 kg de cocaína escondida em compartimento interno de um veículo na BR-116, em Paulo Afonso, município no norte baiano. A apreensão e prisão foram efetuadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).    O suspeito foi encaminhado à polícia civil para os procedimentos cabíveis. A apreensão da cocaína