Paulinha Abelha, vocalista do grupo Calcinha Preta, morre aos 43 anos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Paula de Menezes Nascimento Leca Viana (43 anos) faleceu às 19h26, desta quinta-feira (23), em decorrência de um quadro de comprometimento multissistêmico, com evolução para morte cerebral.

Ela estava internada desde o dia 11 de fevereiro, em Aracaju (SE). Nas últimas 24 horas apresentou agravamento de lesões neurológicas, constatadas em ressonância magnética e associada à coma profundo.

O motivo principal que levou ao coma da cantora ainda estava sendo investigado pelos médicos. Antes de ser internada, a artista relatou dores e mal estar, antes de uma entrevista no podcast “Podpah”, no dia 9 de fevereiro, com um “desmaio” momentos antes de entrar no ar.

“Eu senti um ‘passamento’, um desmaio (antes da entrevista). Mas nada que o Podpah não resolva, está tudo ótimo. Qualquer coisa, se eu ficar tonta, eu vou ali. Mas comi igual a uma lontra, ontem jantamos um sushi maravilhoso”, disse a cantora na ocasião.

QUEM ERA PAULINHA? Dona de uma voz inconfundível, Paulinha Abelha, vocalista do grupo Calcinha Preta, cantou grandes sucessos na banda. Ficou conhecida em todo o país. 

Nascida em 16 de agosto de 1978, Paula de Menezes Nascimento era natural do interior de Sergipe.

Iniciou a carreira musical aos 12 anos, cantando em bandas locais e trios elétricos em pequenas cidades sergipanas. Antes do Calcinha Preta, ela chegou a tentar a carreira com outros grupos, criados por ela.

Por 3 anos, cantou na banda Flor de Mel, um investimento próprio que precisou interromper pela falta de recursos financeiros, tanto dela quanto de seus pais. Apesar da tristeza, Paulinha não desistiu, e pouco tempo depois foi selecionada para integrar a banda Panela de Barro, permanecendo por mais três anos, período em que ganhou experiência e habilidade com o público.

O destaque em nível nacional viria a partir de 1998, ao integrar a Calcinha Preta, um dos maiores nomes do forró eletrônico, formado em 8 de dezembro de 1995. 

Paulinha deixou a banda duas vezes ao longo de sua carreira. A primeira, em 2010, tentou criar o GDO do Forró, outro projeto com demais ex-integrantes da banda. O projeto durou apenas poucos meses e, em agosto do mesmo ano, formou a dupla Paulinha & Marlus Viana, seu marido na época. Em 2014, os dois retornaram ao Calcinha Preta.

No início de 2016, Paulinha decidiu novamente sair da banda para criar o trio Gigantes do Brasil, formado em parceria com Silvana Aquino e Daniel Diau. O trio, no entanto, se transformaria na dupla Silvânia & Paulinha, a partir de dezembro de 2016.

Em 2018, tanto Paulinha quanto Silvânia retornaram de vez para o Calcinha Preta, permanecendo no grupo, desde então. Hoje, os vocalistas são Daniel Diau, Silvânia Aquino, Paulinha Abelha e Bell Oliver. A banda é conhecida pelo forró romântico e as superproduções para os shows.

Com o Calcinha Preta, Paulinha participou de gravações de sucesso, como “Louca por Ti”, “Ainda te Amo” e “Abro o Meu Coração”.

‘Paulinha, me diz o que é que eu faço!’ Uma canção que ficou bastante conhecida na voz do Calcinha Preta surgiu em 2007, e leva justamente o nome da cantora. “Paulinha” é, na verdade, uma paródia de “Without You”, de Mariah Carey, e foi criada por um fã quando a vocalista se casou com o seu primeiro marido, Marlus Viana.

O grupo decidiu gravar a versão, que se tornou hit. O refrão, bem chiclete, é um choro de lamentação: “Paulinha, me diz o que é que eu faço! / Paulinha, por que se casou?”

Hoje, a discografia da banda Calcinha Preta conta com 19 álbuns de estúdio e 9 ao vivo, além de 5 DVDs oficiais e diversos álbuns e vídeos promocionais.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovem é encontrada morta ao lado dos dois filhos pequenos

A jovem, Stefane Mantovani dos Santos (23 anos), foi encontrada morta dentro de casa, por volta de 16h de terça-feira (12), no Centro de São Gabriel da Palha, Noroeste do Espírito Santo. Um casal de crianças estava ao lado do corpo da mãe, numa cena...

Kokó da Banda Lordão morre aos 72 anos

Clovis Figueiredo Leite, popularmente conhecido como Kokó da Banda Lordão, morreu na tarde desta segunda-feira, 19 de fevereiro, aos 72 anos. O cantor morreu em Salvador, onde estava vivendo desde que foi diagnosticado com problemas de saúde. Seu quadro de saúde se agravou nas últimas...

Professora Fabiana Pinto morre em decorrência do Lúpus, em Teixeira de Freitas

No universo da educação, da poesia e da literatura, o nome de Fabiana Pinto Silva de 48 anos brilhava como uma estrela singular. Professora, poetisa e escritora, Fabiana era uma personalidade multifacetada que deixou uma marca em todos que tiveram a oportunidade de conhecê-la....