Mulher morre sentada aguardando atendimento na Upa de Teixeira de Freitas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A imagem da mulher sentada, com o corpo caído sobre uma cadeira, enquanto aguardava por atendimento, viralizou nas redes sociais. O caso aconteceu nesta quarta-feira (09).

Poderia ser cansaço, pelo tempo de espera, por um dia longo de trabalho, mas não era. A mulher estava morta, ali sentada, na recepção da unidade pública de saúde da cidade de Teixeira de Freitas.

Por meio de nota, a Prefeitura de Teixeira de Freitas tentou dizer o que não faz nenhum sentido. “A paciente foi levada pelo SAMU para ser atendida na UPA em estado de saúde delicado, dizendo que havia ingerido bebida alcoólica“, é parte do que disseram. Pera ai, quer dizer que a mulher morreu por estava alcoolizada? O que é estado de saúde delicado?

E tem mais: “após triagem por enfermeiros, que coletaram essas e outras informações, ela foi atendida pelo médico, recebeu medicação e ficou aguardando em observação“, hummm, como assim? A Upa de Teixeira de Freitas não tem uma sala interna para manter os pacientes em observação, sendo necessário manter os pacientes na recepção?

Resumindo: “Após alguns minutos, a mulher desmaiou e prontamente foi socorrida pela equipe e encaminhada para a sala vermelha. Infelizmente, apesar do atendimento, a paciente veio a óbito“, essa parte parece mais óbvia. Ao perceber que a mulher morreu na recepção, tentaram de tudo para fazer parecer que morreu durante atendimento, para a unidade de saúde de Teixeira de Freitas não ficar feia na foto.

Por fim, a nota da Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas emendou que “após o óbito, como de praxe na unidade, foi realizado o teste de COVID-19 que apresentou resultado positivo, embora ela não tenha dito, nem apresentado sintomas gripal em nenhum momento”, ou seja, está tudo certo, mais um caso de morte na conta do novo coronavírus.

Avaliacao do Previne Brasil dos servicos de saude de Teixeira de Freitas
Avaliação do Previne Brasil dos serviços de saúde de Teixeira de Freitas

Alguma coisa está errada nesta história, que se repete em muitos depoimentos sobre a precariedade do serviço público do município de Teixeira de Freitas, confirmado na avaliação do Ministério da Saúde, através do Previne Brasil, programa que mostra a queda da qualidade, em comparação à outros municípios da região extremo sul da Bahia.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Três mortos em grave acidente no trecho entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

O grave acidente aconteceu na madrugada desta sexta-feira, dia 26 de abril, no KM 819 da BR-101, no trecho entre os municípios de Itamaraju e Teixeira de Freitas. Um veículo de passeio (Fiat/Uno, cor branca, placa JQJ-5002/BA, que seguia de Linhares/ES para Eunápolis/BA) colidiu de...

Mulher perde R$160 mil em golpe do amor em Teixeira de Freitas

Núbia Araújo procurou a Polícia Civil de Teixeira de Freitas para denunciar o golpe do “estelionato sentimental”, em que acabou perdendo pelo menos R$160 mil. O crime, que se baseia na exploração de uma relação amorosa para obter vantagens financeiras, foi cometido por um homem,...

Teixeira de Freitas parou para o último adeus ao ex-prefeito Temóteo Brito

Aliados e adversários, juntos ao lado de uma boa parte dos teixeirenses, que compartilham o sentimento de tristeza com a perda de um dos maiores líderes políticos de Teixeira de Freitas. Apesar de não ser feriado na cidade, o clima era de tristeza, num...