TAGS

Detran-BA investiga mais de 300 processos de clonagem de veículos

�?rgão criou comissão especializada para agilizar processos e evitar prejuízos ao cidadão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Envolta em detalhes para dificultar a identificação de um crime cada vez mais comum, a clonagem de veículos surge como um desafio para proprietários, Departamentos Estaduais de Trânsito e concessionárias de todo o país.

No Detran-BA, os servidores da vistoria utilizam tecnologia avançada, passam por capacitação permanente e até uma comissão especial de apuração foi constituída para fazer frente ao golpe. 

No entanto, o crime continua tirando o sono de milhares de condutores, pois o ilícito termina apresentando características idênticas do carro original e cópias de placas, adquiridas de forma fraudulenta. 

Na maioria das vezes, o proprietário só percebe que foi lesado após ser surpreendido pelas notificações que chegam em seu nome ou com a elevação da pontuação na carteira de habilitação (CNH).  

O que fazer: Para interromper o ciclo do golpe, o cidadão deve, imediatamente, entrar em contato com o órgão responsável pela emissão da multa, pois está correndo risco de ser penalizado por infrações de trânsito que não cometeu. 

O primeiro passo é prestar queixa na delegacia de veículos, apresentando o CRLV-e (antigo DUT).  Depois, com o Boletim de Ocorrência, a vítima deve se dirigir à sede do órgão, em Salvador, ou às unidades regionais (Ciretrans), para dar entrada ao processo de clonagem, solicitando a troca das placas, cancelamento das multas e baixa na pontuação da CNH.  

Também é necessário apresentar defesa prévia ou recurso à JARI ao órgão autuador para que seja avaliada a situação dos autos de infração. Para agilizar a resposta ao cidadão, o Detran-BA criou, no ano passado, a Comissão de Clonagem, que realiza a apuração rigorosa dos casos, verificando todas as provas apresentadas. 

�??Atualmente, 310 processos estão em andamento e através de parceria com a Polícia Civil, estamos concluindo os casos em um tempo menor�?�, pontua José Jorge Nascimento, integrante da Comissão.  

Alerta: O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, recomenda que antes de fechar negócio, o comprador verifique detalhes fundamentais para não se tornar mais uma vítima da clonagem de veículos. �??Os golpistas se aproveitam da boa fé do comprador, por isso, desconfie de preços abaixo do mercado, pesquise a idoneidade do vendedor e ainda se o anúncio é pertinente com o carro colocado à venda�?�. No caso de automóveis novos, o órgão utiliza estratégias com bons resultados quando o assunto é impedir clonagens. �??A integração com a nota fiscal eletrônica da Sefaz no serviço de primeiro emplacamento tem bloqueado intenções negativas�?�, ressalta. 

Alterar o número do chassi ou realizar qualquer mudança na identificação do veículo é crime previsto no artigo 311 do Código Penal Brasileiro, que estabelece pena de três a seis anos de reclusão e multa. 

Para uma relação comercial segura, é necessário que o interessado na compra, de posse da placa e do número do Renavam, pesquise no site do Detran-Ba (www.detran.ba.gov.br), na aba Portal de Serviços, sobre a regularidade do carro, ou se dirija a um posto SAC para verificar se há alguma restrição com relação ao veículo. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovem morre e outros cinco ficam feridos em acidente no Sudoeste baiano; vítima foi arremessada de carro

Um jovem, de 24 anos, morreu e outros cinco ficaram feridos em um acidente em um trecho da BR-330 de Aiquara, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano. A vítima que foi a óbito foi identificada como Mateus Santos Dias, que dirigia o veículo. O jovem chegou a ser arremessado para fora do carro.  

Força Total intensifica policiamento em toda Bahia nesta terça

Desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (16), as equipes da Polícia militar atuam nas ruas com o emprego máximo do efetivo, inclusive do administrativo, durante a 23ª edição da Operação Força Total, nos 417 municípios baianos.   O reforço conta com a utilização de toda a frota e os recursos disponíveis da corporação

Motoboy é morto a tiros durante assalto no Sudoeste baiano; Polícia prende acusados de latrocínio

Um motoboy foi morto a tiros durante um assalto em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. A vítima, identificada como Mateus Silva Gomes de Araújo, de 25 anos, fazia uma entrega na noite do domingo (14) no bairro Alto Maron, quando foi abordado por dois homens. Segundo a TV Sudoeste, o trabalhador teria reagido ao