João Santana tem AVC e está na UTI de hospital em SP

O marqueteiro João Santana sofreu um acidente vascular cerebral...

Rafinha e mais três titulares do Vitória ficam fora do treino tático

O segundo treino do Vitória na semana teve...

Ministra Rosa Weber é eleita presidente do STF

A ministra Rosa Weber foi eleita hoje (10) presidente...

Polícia do Rio desarticula golpe milionário contra idosa de 82 anos

Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa...

Terminal de Passageiros do Arraial trará mais conforto para os usuários

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Uma das últimas etapas das obras de requalificação da Travessia das Balsas, financiadas pelas empresas responsáveis pelo serviço, o Terminal de Passageiros do Arraial d´Ajuda, quando concluído, irá proporcionar muito mais conforto e segurança aos usuários. Segundo a direção das empresas, falta apenas a autorização formal dos órgãos públicos para serem iniciadas as obras, previstas no TAC (Termo de Acordo e Compromisso), firmado pelas empresas de navegação com o Ministério Público, Prefeitura de Porto Seguro, Câmara de Vereadores, Observatório Social e OAB.

De acordo com Bruno Barbiero, diretor da Rio Buranhém Navegação, o Terminal de Passageiros do Arraial foi uma das demandas trazidas durante a elaboração do TAC, em 2016, pelos representantes do Observatório Social e moradores do Arraial, que na época escutaram a comunidade de Arraial d´Ajuda e do Litoral Sul, sobre a necessidade de uma estrutura de espera e uma central de apoio para os passageiros, do outro lado do Rio Buranhém.

“Esse terminal veio como uma necessidade a ser implementada. Com base nisso, na época, a Prefeitura Municipal e nós das empresas concordamos que era realmente necessário. Fizemos então um projeto executivo contemplando todas as demandas informadas pela comunidade e ficou como obrigação das empresas fazer o pagamento do valor referente à desapropriação do imóvel que daria lugar às intervenções, o que já foi feito, e financiar os custos da obra”, conta o empresário.

Acordo cumprido: Segundo ele, o imóvel a ser desapropriado foi avaliado em R$ 347 mil. “Pelo TAC, nós faríamos o depósito desse valor na conta da Prefeitura e a Prefeitura faria o processo de desapropriação dessa área, para que fosse autorizada a emissão da posse e nós das empresas realizássemos a construção do novo terminal. Dessa forma, nos realizamos o depósito previsto no TAC, no final de 2016, início de 2017. E de lá pra cá estamos aguardando a solução desse processo de desapropriação para podermos realizar a construção do terminal”, explica.

Segundo Barbiero, o novo Terminal de Arraial d´Ajuda prevê uma área construída de cerca de 400 m2, cujo investimento na construção será de R$ 1.200.000, tendo como base um orçamento elaborado pela Prefeitura. O projeto prevê, além do terminal, banheiros masculino e feminino, central de atendimento, sala de espera, estrutura de apoio, com lanchonete e um mirante para o Rio Buranhém. “Todo o processo foi feito de maneira clara e transparente e, durante esse tempo, temos cumprindo todas as nossas atribuições no acordo, sempre investindo para melhorar a qualidade dos nossos serviços,”, salienta o diretor.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bancário realizam ato de protesto em Porto Seguro

Nesta quinta-feira (04/08) foi realizada mais uma manifestação do Sindibancários (Sindicato dos Bancários do Extremo Sul da Bahia), desta vez na porta da agência central do Bradesco, em Porto...

Festival Gastronômico Raízes de Porto Seguro integrará as comemorações de aniversário do Brasil

O Festival Raízes acontece de 12 a 30 de abril, dentro das comemorações dos 522 anos do Descobrimento do Brasil. Além da agenda cultural prevista, turistas e moradores poderão desfrutar...

Está oficialmente cancelado o Carnaporto 2022

O anúncio foi feito pelo Grupo Axé Moi, realizador da festa, há 25 anos em Porto Seguro, após o carnaval oficial. A justificativa é o aumento recente dos casos da...