19 cidades na Bahia estão com comunidades embaixo da água

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A Bahia tinha, neste sábado (25) de Natal, 19 cidades com comunidades embaixo da água, após as fortes chuvas que atingiram todo o estado nos últimos dias, principalmente as regiões sul e sudoeste.

Desde quinta-feira (23), o nível de rios voltou a subir e, nesta sexta (24), problemas como interdições e alagamentos foram registrados em diversas cidades.

Segundo a Sudec (Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia), já chegam à 66 os municípios em situação de emergência na Bahia, dentre os quais, Ilhéus, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas, Belmonte, Caravelas, Canavieiras, Eunápolis, Itaberaba, Itacaré, Itamaraju, Lajedão, Jucuruçu, Maragogipe, Mucuri e Prado

O total de pessoas desabrigadas passa de 4.000, enquanto mais de 11 mil foram desalojadas. Até aqui, ao menos 17 morreram desde o início das fortes chuvas no estado, no começo do mês.

O governador Rui Costa (PT) afirmou que, por conta da situação, mobilizou todas as forças do estado (Bombeiros, polícia e Defesa Civil) para atuar no problema, além de pedir ajuda a outros estados.

“Já recebi a resposta do governador do Maranhão, Flavio Dino [PC do B], [que] está mandando apoio; também do governador do Espírito Santo, o [Renato] Casagrande [PSB], de Minas Gerais, [Zema], está mandando helicóptero e apoio de pessoal; e falei ao telefone com o ministro João Roma [Cidadania]”, disse.

Uma base de apoio foi montada em Ilhéus, com o objetivo de facilitar a retirada de pessoas de áreas de risco e de casas que possam desabar em cidades no entorno, de acordo com o governador.

“O principal trabalho agora é prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligação de água, de energia, tentando fazer ligação em estradas provisórias”, reforçou.

Aeronaves, caminhonetes e barcos foram levados à região para prestar socorro às pessoas ilhadas e transportar os moradores para áreas seguras. Cestas básicas e cobertores estão sendo distribuídos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Santa Cruz aciona STJD para jogar a Série D 2024 e pede suspensão do início da competição

O Santa Cruz entrou com uma medida cautelar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pleiteando uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro de 2024. Além disso, o clube pernambucano também ingressou com uma liminar solicitando a suspensão do início da competição, marcada para o dia 28 de abril.   O Santa Cruz quer

Técnico exalta classificação do Sport após vitória sobre a Juazeirense: “Dá confiança”

O Sport carimbou a vaga nas quartas de final da Copa do Nordeste ao vencer a Juazeirense por 3 a 0, na Arena Pernambuco, na última rodada da fase de grupos. O técnico Mariano Soso exaltou a classificação do Leão do Recife no torneio regional.   "Quero parabenizar os jogadores que conseguiram a classificação e

Bahia chega a 21 mortes por dengue em 2024

A Bahia chegou a 21 mortes por dengue em 2024. As informações foram divulgadas pela Secretaria da Saúde do estado da Bahia (Sesab) nesta terça-feira (26). O óbito foi registrado na cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O município é o que possui a maior quantidade de casos prováveis, junto com Salvador e