Reativação da Ferrovia Bahia-Minas será discutida na Assembleia Legislativa da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Depois de várias audiências em cidades mineiras e uma realizada em Teixeira de Freitas, o assunto atraiu atenção dos deputados baianos e será discutido nesta quinta-feira (18), às 14 horas, na sala das comissões Herculano Menezes e Luís Cabral, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em pauta, a audiência pública sobre a Ferrovia Bahia-Minas e o �??Projeto Multimodal Caravelas�??.

O objetivo é discutir a proposta de reestruturação da antiga Ferrovia Bahia-Minas, como instrumento de promoção do desenvolvimento nas regiões do sul da Bahia e do norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Também será apresentado o �??Projeto Multimodal Caravelas�??, que visa a expansão e integração do Porto, Aeroporto, Ferrovia e Rodovias que cortam a região de Caravelas/Bahia.

Segundo o deputado Osni Cardoso, proponente do debate, �??quando a Ferrovia Bahia-Minas operava normalmente, as regiões sul da Bahia e norte de Minas Gerais e Espírito Santo chegaram a ficar entre as dez maiores produtoras em itens como feijão, mamona, mandioca, milho, algodão, amendoim, batata inglesa e café em grão. Por isso, defendemos o retorno do debate para implantação de uma nova estrada de ferro, pensando na reestruturação como oportunidade para promover o desenvolvimento econômico, escoamento seguro de produções, geração de emprego e renda�?�, disse.

Estão previstas as participações de Manrick Teixeira (prefeito de Vereda e presidente do Consórcio Construir), Silvio Ramalho (prefeito de Caravelas), Jaques Wagner (senador), João Leão (vice-governador da Bahia), dos deputados estaduais da Bahia, Maria Del Carmen e Pedro Tavares (representantes da Comissão Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da ALBA), de Joseildo Ramos e Paulo Magalhães (deputados federais) e Robinho (deputado estadual), além de representantes das Secretarias de Planejamento e Infraestrutura do Estado da Bahia.

Representando o estado de Minas Gerais, Paulo Brant (vice-governador de Minas Gerais), Fernando Cabral (do diretor da Multimodal Caravelas), João Leite (deputado estadual de Minas Gerais e presidente da Comissão de Ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais -ALMG).

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Em contagem regressiva para inauguração, Hospital Estadual Costa das Baleias recebe aparelho de Ressonância Magnética

O Hospital Estadual Costa das Baleias (HECB), em Teixeira de Freitas, já se aproxima da sua tão aguardada inauguração. A unidade de saúde, construída pelo Governo da Bahia que integrará a rede de assistência da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), já vem recebendo...

Silvio Ramalho parabeniza prefeitos de cidades do extremo sul pelos resultados alcançados na saúde da região

Prefeitos de cidades do extremo sul da Bahia, se reuniram nesta semana para avaliar e planejar as ações para esse ano. O presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde (CONSAÚDE) e prefeito da cidade de Caravelas, Silvio Ramalho, aproveitou o momento para parabenizar seus colegas...

Caravelas mais uma vez tem a melhor saúde pública do extremo sul da Bahia

O período avaliado foi o terceiro quadrimestre de 2023 (setembro, outubro, novembro e dezembro). Dentre os treze municípios integrantes da região extremo sul da Bahia, Caravelas ficou em primeiro e Itamaraju em último.A nota é definida através do Indicador Sintético Final (ISF), veja aqui,...