Com suspeita de lesão na coxa, Rodrigão é dúvida no Vitória para enfrentar o São José-RS

O atacante Rodrigão é dúvida no Vitória para...

Paraná Pesquisas/ BN: Na Bahia, Lula tem 49,8% dos votos e Bolsonaro 26,5%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Após o DF, João Pessoa, Porto Alegre, SP e BH vão receber 5G

O Distrito Federal vai servir de piloto para a...

Timemania 1804 sorteia hoje (5/7) R$ 43 milhões

A Caixa sorteia nesta terça-feira (5/7), às 20h, a...

Itamaraju intensifica campanha do novembro azul na rede pública de saúde

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), órgão do Ministério da Saúde, tem enfatizado sua responsabilidade em disseminar informações, com qualidade e atualidade, sobre a ocorrência e a distribuição do câncer no Brasil, que apoiem gestores, profissionais de saúde, pesquisadores e a sociedade em geral, pela apropriação do conhecimento sobre a nossa realidade.

No Brasil, estimam-se 65.840 casos novos de câncer de próstata para cada ano do triênio 2020-2022. Esse valor corresponde a um risco estimado de 62,95 casos novos a cada 100 mil homens, segundo dados do INCA.

Neste mês, a doença é lembrada durante a campanha Novembro Azul. Criada em 2011, a ação tinha inicialmente o objetivo de alertar sobre a gravidade do câncer de próstata e a importância dos exames preventivos.

Segundo o INCA, o câncer de próstata é uma doença que não costuma mostrar sinais, até que esteja em estágio bastante avançado.
“Isso faz com que seja o segundo principal tipo de câncer, e o que mais leva os homens a óbito, atrás apenas do de pulmão”, alerta Gustavo Cardoso Guimarães, cirurgião oncologista.

“O exame de próstata não machuca, não dói e demora apenas uns minutinhos. Ou seja, não há motivos para correr o risco de ter uma doença tão letal por falta de prevenção. Também faz parte do diagnóstico uma coleta de amostra de sangue para dosagem de uma proteína, o PSA”, acrescenta o Secretário de Saúde, Luís Fábio.

O Especialista que atende no Hospital Geral de Itamaraju, Dr. Gustavo Dall’Orto falar da importância da prevenção. “Neste mês de novembro fazemos a conscientização sobre a prevenção. O diagnóstico precoce é a única forma de evitar e tratar o câncer de próstata. ”
Segundo o especialista, Dall’Orto, com check-up precoce, chance de curar o câncer de próstata pode chega a 90%.

A Prefeitura, através da Secretaria de Saúde – orienta os Homens em idade do exame a procure a Unidade de saúde mais próxima de sua residência, ou a Policlínica, caso apresente algum sinal ou sintoma de anomalia.

Pessoas com caso de câncer de próstata na família devem começar o preventivo antes, com 40 anos, e as pessoas obesas e sedentárias, a partir dos 45.

Em Itamaraju, as unidades de Saúde estarão realizando coletas para exame PSA, a partir da próxima semana (15/11). No sábado dia 29/11, o dia “D” do Novembro Azul na ESF Centro I e II, realização de:
✔️Consultas com Urologistas;
✔️Exames de Ultrassonografia;
✔️Coleta de PSA;
✔️Testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C;
✔️Procedimentos em Saúde;
✔️Palestras.
No domingo dia 28/11, a partir das 7h, carreata com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre o tema. O destino final da carreata será a praça 2 de julho, onde se encerrará com café da manhã. Logo após, Torneio de Futebol (Sec. de Esporte e Cultura) em alusão ao Novembro Azul, além de outros serviços ofertados pela Secretaria de Saúde.
Fique atento – aos sintomas perceptíveis em estágios avançados do câncer de próstata, podem incluir diminuição do jato de urina, ardência ao urinar e mais idas ao banheiro.
Para maiores informações: 3294-3079

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cantor Jadilson Gomes morre em Itamaraju

Jadilson Gomes de Souza Prates morreu na tarde desta quarta-feira (15), na casa onde morava, em Itamaraju. Diagnosticado com câncer, não resistiu à uma parada...

Itamaraju: Câmara aprova PL que regulariza débitos fiscais

A Câmara de Vereadores de Itamaraju aprovou na terça-feira (315) o Projeto de Lei que institui o Programa de Recuperação Fiscal (REFIS) e que...

Gil Mototáxi é morto à tiros em Itamaraju

O crime aconteceu por volta das 02h00 da madrugada desta quarta-feira (25). Gideon da Silva Romão (29 anos) foi morto na casa da mãe, localizada...