Inauguração do Balneário de Barcelona é mais uma grande obra no município de Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Por anos, um pequeno fio d’água desafiou o abandono e se manteve corrente, no entorno de um longo trecho de cobertura de mato e muitos galhos, no trecho de acesso à Barcelona, distrito de Caravelas.

Senhor Alecino de Jesus Santos scaled
Senhor Alecino de Jesus Santos, um dos primeiros moradores da região onde foi construído o Balneário de Barcelona

O local sempre foi visto com maus olhos, considerado um ponto feio, logo na entrada. Inaugurado neste domingo (31), “nem parece aquele mesmo lugar”, é o que disse o senhor Alecino de Jesus Santos, um dos primeiros moradores dessas imediações.

Rua lateral ao Balneario de Barcelona nao existia antes das obras scaled
Rua lateral ao Balneário de Barcelona não existia antes das obras

Áreas alagadas, se transformaram em imóveis, alicerce para modernos empreendimentos comerciais e residenciais.

“Uma grande valorização e, acima de tudo, um grande orgulho de poder construir ou morar no entorno do Balneário de Barcelona”, comemora Dona Maria Ferreira dos Santos.

Dona Maria Ferreira dos Santos scaled
Dona Maria Ferreira dos Santos ficou impressionada com a transformação do local onde foi construído o Balneário de Barcelona

De acordo com a Secretária de Obras e Infraestrutura, Priscila Leite, “a área conta com 4.000 metros cúbicos (60m de cumprimento por 35m de largura e 1,90m de profundidade), preenchida por 4.000.000 de litros d’água, represadas por barramento, com paredes de alvenaria construídas nas margens para garantir reforço na estrutura”, explicou.

Inauguracao do Balneario de Barcelona em imagem aerea scaled
A área tem 60 metros de cumprimento, 35 de largura e pode chegar até a 1,90 de profundidade, totalizando uma área de 4 mil metros cúbicos, com capacidade para suportar até 4 milhões de litros d’água

Uma nova oportunidade de negócio e muito mais espaço para os frequentadores no entorno, com piso pavimentado nos 1.200 metros quadrados, onde foram construídos quatro quiosques para oferecer atendimento aos visitantes e frequentadores.

Para a Secretária de Turismo e Cultura, Ticiana Siquara, “essa é mais uma grande transformação, um sonho, uma realidade. O Balneário é umas das maiores obras de infraestrutura da história de Barcelona, com grande potencial turístico na promoção de lazer e entretenimento”, argumentou.

Balneario foi construido na entrada de Barcelona scaled
Balneário foi construído na entrada de Barcelona e já atrai visitantes de várias cidades da região

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, destaca que “a construção desse empreendimento sempre foi um desafio, com muitos, sequer acreditando ser possível. O projeto foi elaborado em abril de 2018 e executado com recursos próprios do município (captados através de taxas e impostos – IPTU e alvará, dentre outros), o que nos deixa muito orgulhosos da boa gestão do dinheiro público”, realçou.

Prefeitos Silvio Ramalho Caravelas Toinzinho Lajedao e Mildson Medeiros Itanhem scaled
Prefeitos, Silvio Ramalho (Caravelas), Toinzinho (Lajedão) e Mildson Medeiros (Itanhém)

A cerimônia de inauguração contou com a presença dos prefeitos, Silvio Ramalho (Caravelas), Mildson Medeiros (Itanhém), Tonzinho (Lajedão), Doutor Adauto (vice-prefeito), Gilmar de Souza (Presidente da Câmara Municipal de Caravelas), vereadores, secretários municipais, moradores e visitantes.

Inicio das obras de construcao do Balneario de Barcelona scaled
Início das obras de construção do Balneário de Barcelona

HIST�?RIA – A obra foi iniciada em 16 de março de 2020, um dia antes do primeiro caso confirmado de covid-19 na cidade de Prado, quando se instalou o pânico generalizado nos baianos do extremo sul da Bahia. Ao longo de toda a pandemia do novo coronavírus o trabalho nunca parou, adotados os protocolos de segurança.

[justified_image_grid ng_gallery=11]

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...