Autorizada a construção do Hospital da Costa das Baleias

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A ordem de serviço, assinada em Teixeira de Freitas, nesta sexta-feira (5), é um marco importante para a região extremo sul da Bahia.

A autorização é uma das fases da ação planejada e coordenada do governo estadual, com vários municípios, para ampliar a oferta dos serviços de saúde na rede pública.

O Hospital da Costa das Baleias será construído em Teixeira de Freitas, dada a posição geográfica privilegiada, servindo não apenas ao município, mas à todos da região extremo sul da Bahia (Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda).

DSC 0870 scaled
Município de Caravelas se destacou no evento de autorização do início das obras do Hospital da Costa das Baleias

A unidade irá oferecer atendimentos de média e alta complexidade, incluindo neurointervenção, tratamento de câncer, serviço de hemodinâmica (tratamento da circulação e pressão sanguínea), intervenção vascular e cardiológica.

Serão construídos sete salas de cirurgia, 180 leitos (30 deles dedicados à Unidade de Tratamento Intensivo – UTI). O investimento é de R$ 200 milhões entre prédio e equipamentos. As obras serão executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder).

O presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Extremo Sul e Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, afirmou que a construção da unidade é a realização de um sonho. �??Não só para Teixeira de Freitas, mas para toda a nossa região, porque hoje nós temos aqui a primeira Policlínica da Bahia e, como lá apenas eram realizados os exames, faltava o atendimento hospitalar para continuar o tratamento�?�, disse.

DSC 0839 scaled
Evento contou com a participação de prefeitos, vices-prefeitos, vereadores e vários nomes da política regional

O Governador da Bahia, Rui Costa afirmou que o estado é um dos que mais investem em saúde pública. �??Construímos 16 hospitais estaduais, nos últimos 16 anos, mesmo a Bahia ocupando apenas a décima sexta posição entre os 27 estados brasileiros em arrecadação. Ainda assim, estamos há seis anos seguidos em segundo lugar dentre os estados com maiores investimentos públicos de forma geral, ficando atrás apenas de São Paulo, com arrecadação 7 vezes maior que a Bahia”, argumentou.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeitura implementa consultórios de arboviroses em unidades de saúde

Consultório de arboviroses na UPA (Foto: Junior Origem) Com o objetivo de garantir rapidez nos atendimentos às pessoas com sintomas de dengue, zika e chikungunya, a Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas — por meio da Secretaria de Saúde implementou consultórios de arboviroses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Unidade de Pronto Atendimento

Prefeitura reafirma compromisso com a valorização dos servidores públicos

O reajuste de 42,9% do Auxílio-Alimentação dos servidores efetivos municipais do Poder Executivo, que passou ao valor de R$ 400,00 a partir de março, representa o compromisso da Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas na valorização destes profissionais. Entretanto, é importante ressaltar que a gestão atual possui um longo histórico referente à concessão de benefícios

Prefeitura realizou treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida

Treinamento de agentes de saúde para uso de novo larvicida (Foto: Junior Origem) A Prefeitura Municipal de Teixeira de Freitas promoveu na terça-feira (26) um curso de treinamento aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) no auditório da Secretaria de Administração voltado ao uso do larvicida, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que será utilizado nas