Itamaraju recebe nota A do Tesouro Nacional em conceito fiscal

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Após política austera adotada, saneamento financeiro e �??contas em dia�?�, município de Itamaraju alcança nota máxima na avaliação do Tesouro Nacional.

Itamaraju recebeu mais um retorno positivo oriundo da política austera adotada pela Prefeitura Municipal. Com o saneamento das finanças públicas realizado no primeiro mandato e um trabalho intenso no resgate das certidões de regularidade fiscal, colocando as contas �??em dia�?�, o Município conquistou a nota máxima, categoria A na avaliação CAPAG (Capacidade de Pagamento), do Tesouro Nacional.

A ponderação é uma nota que as instituições de crédito atribuem a um possível credor de acordo com sua capacidade de pagar as dívidas, de extrema importância para aquisição de novos financiamentos para o Município.

A avaliação da capacidade de pagamento é parte do sistema de garantias da União e pré-requisito para concessão de garantia para contratação de operações de crédito por Estados, Distrito Federal e Municípios. Ela é o principal indicador de saúde fiscal utilizado pelo Tesouro Nacional para definir a trajetória de endividamento dos Entes.

A classificação varia de A a D, do rating CAPAG. Itamaraju sempre esteve à baixa da média. Agora em 2021, alcançou a nota máxima, A.

A análise utiliza os dados disponibilizados no SICONFI (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro) e no CAUC (Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias) e a metodologia do cálculo, dada pela Portaria MF nº 501/2017, é composta por três indicadores: endividamento, poupança corrente e índice de liquidez.

Logo, avaliando o grau de solvência, a relação entre receitas e despesas correntes e a situação de caixa, faz-se diagnóstico da saúde fiscal do Município.

Com essa nova posição no rating CAPAG – significa que as Obrigações Financeiras de Itamaraju estão cobertas pela Disponibilidade de Caixa, apurou-se nota A.

Segundo dados abertos do último CAPAG Municípios, com posição em abril de 2021, os ratings de crédito atribuídos pelo Tesouro Nacional mostram:
23,7% dos municípios com nota A;
17,6% dos municípios com nota B;
39,2% dos municípios com nota C;
0,1% dos municípios com nota D.
19,4% dos municípios com nota n.d. (municípios em que a nota geral no CAPAG não foi calculada por falta de dados em algum dos indicadores).
Tecnicamente, a nota A do ranque abre maiores possibilidades de crédito para investimento no município, com melhores condições de taxas de financiamento.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...

Mototaxistas de Itamaraju elegem nova diretoria

A nova diretoria foi eleita nesta quinta-feira, dia 18 de janeiro, durante assembléia para a escolha dos novos membros. A chapa eleita foi composta de Jainei Santos (presidente), Jairo Lucas Figueiredo (tesoureiro) e Amilton de Jesus (Secretário). Os três vão representar a Associação de Mototaxistas de...