Caravelas inaugurou o maior píer com terminal marítimo flutuante em atividade na Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A inauguração aconteceu no final da tarde desta sexta-feira (22), com apresentação da Filarmônica Lira Imaculada Conceição (FLIC) e do grupo SBGuig.

O Pier da Barra de Caravelas é o maior em atividade em todo o estado da Bahia, medindo 288 metros de cumprimento por 2,5 metros de largura, equipado com quatro escadas laterais e duas nas cabeceiras, todas projetadas para o embarque e desembarque, em diferentes níveis de maré.

IMAGENS AEREAS DO PIER DA BARRA DE CARAVELAS 9 scaled
Vista lateral do Píer da Barra de Caravelas

A obra utilizou quase 5 mil sacos de cimento, duas carretas de canos de 200 milímetros, 55 toneladas de madeira e quase uma tonelada de pregos e parafusos navais (galvanizados à fogo). Tem ainda à disposição dos pescadores, um guincho extrator (conhecido como ‘pau de carga’), projetado para suportar até 1 tonelada, durante colocação e retirada de motores em barcos.

IMAGENS AEREAS DO PIER DA BARRA DE CARAVELAS 13 scaled
Píer da Barra de Caravelas visto por cima, durante a noite

Uma área coberta com 32 metros quadrados (8m x 4m) protege os pescadores, durante o embarque e desembarque no terminal flutuante de 28 metros quadrados (7m x 4m), utilizado para facilitar a chegada e a saída de barcos.

Esse píer foi projetado para oferecer maior segurança e comodidade para os pescadores, mas acabou, também, se tornado um grande atrativo turístico.

Recepcao do Pier Municipal da Barra de Caravelas 4 scaled
Recepção do Píer Municipal da Barra de Caravelas

Atenta à esse potencial, a administração do município de Caravelas construiu um espaço receptivo (com acesso à internet e wi-fi livre), instalou bancos utilizados em praças públicas, transformou o espaço de madeira, num ambiente paisagístico, bem iluminado e seguro, inclusive, mantendo um vigia no local.

O novo píer ampliou as opções de operadoras de turismo e de agentes de viagens, possibilitando o embarque e desembarque de visitantes na Barra de Caravelas, principal destino turístico do município.

Anunciada em 27 de agosto de 2020, as obras começaram no mês de novembro daquele ano, uma semana após a vitória na reeleição do atual prefeito, que costuma destacar o fato de ter concluído, mais uma grande obra, com recursos próprios do município, oriundos de taxas e impostos (iptu, alvará, licença, etc).

Sem dúvidas, não é fácil começar e terminar uma obra dessas, sem recursos externos. Custou quase R$ 1 milhão e 300 mil reais. A pergunta que todos fazem é como se conseque? A resposta é: responsabilidade com recursos públicos e boa gestão“, destacou.

Descerramento da faixa de inauguracao 2 scaled
Descerramento da faixa de inauguração

A cerimônia e descerramento da faixa inaugural contou com a presença de Silvio Ramalho (Prefeito de Caravelas), Robinho (Deputado Estadual), Major Barbosa (Comandante da 88ª CIPM), Bruno Faria (Delegado da Capitania dos Portos de Porto Seguro), Tenente Coronel Hélber Viana (Comandante do 18º Grupamento de Teixeira de Freitas), Alencar (Inspetor da Polícia Civil), Gilmar de Souza (Presidente da Câmara Municipal), vereadores, secretários municipais, pescadores, visitantes e moradores.

[justified_image_grid ng_gallery=5]

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...

Caravelas vai realizar segundo encontro de carros antigos na Rua do Porto

O evento vai reunir relíquias e amantes de carros antigos nos dias 30 e 31 de março, na Rua do Porto, região central de Caravelas, no extremo sul da Bahia. Esse será o segundo encontro de carros antigos, realizado pelo Auto Clube Amigos de Caravelas,...

Caravelas realiza caminhada e ações de saúde e atendimentos de beleza em comemoração ao dia das mulheres

A caminhada, realizada nesta sexta-feira (08), percorreu da Praça de Eventos Dr. Aquiles de Jesus Siquara, no centro de Caravelas, até o Estratégia de Saúde da Família (ESF) Francisca Amaralina, no bairro Palmeiras.Lá, uma recepção com café da manhã, serviços de saúde (aferição da...