Salvador amplia 4ª dose de vacina contra Covid-19 para população com 18 anos ou mais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anunciou a...

Relação de gestores com contas reprovadas pelo TCE-BA tem 543 nomes; veja lista

Entre os gestores baianos, 543 deles estão na...

Na 5ª colocação, técnico do Londrina se mantém confiante no acesso: ‘Vamos jogo a jogo’

Atualmente na quinta colocação da Série B, com...

Jequié: PM apreende cerca de 130 quilos de maconha em bagageiro de ônibus turístico

128 tabletes de maconha foram apreendidos na noite...

Suzano vai iniciar formação de jovens do extremo sul no curso de operador de processo de produção

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo
A Suzano inicia na próxima segunda-feira, 30 de agosto, mais uma turma do Formare em sua unidade de Mucuri, no Extremo Sul da Bahia. No Dia do Voluntariado, comemorado neste sábado, 28 de agosto, a empresa evidencia essa importante iniciativa, que é desenvolvida pelo Programa Voluntariar em parceria com a Fundação Iochpe. O projeto, que capacita jovens em situação de vulnerabilidade social para educação profissional e o mercado de trabalho, conta com o apoio de voluntários(as) da empresa, que recebem capacitação da Fundação Iochpe e compartilham seu talento e experiência, utilizando a educação como instrumento principal para esta mudança e plantando o futuro.
O curso oferecido pelo Formare na unidade Mucuri é de Operador de Processo de Produção. Dentre os benefícios oferecidos para os participantes estão a capacitação profissional com carga horária média de 1.200 horas, uniforme, material escolar e seguro de vida. Durante o período de pandemia, as aulas serão realizadas excepcionalmente em formato virtual. Serão, ao todo, dez meses de curso entre disciplinas práticas e teóricas, proporcionando maior oportunidade de aprendizado e crescimento profissional para o mercado de trabalho.
Desde a criação do projeto, em 2005, a Suzano já formou 692 jovens em 37 turmas em todo o Brasil. Em Mucuri, o Formare já qualificou 260 jovens em 13 turmas. Do total de formandos na Bahia, 173 (67%) jovens que passaram pelo projeto estão inseridos atualmente no mercado de trabalho, sendo que 83 (32%) trabalham na Suzano. Laiane Santos, 22 anos, é uma das formandas que foram contratadas pela Companhia. Moradora da comunidade quilombola de Volta Miúda, em Caravelas, ela fez o curso em 2018, passou pelo estágio, trabalhou como auxiliar de produção e hoje é a primeira mulher operadora de área da caldeira de recuperação química da Unidade Mucuri.
“Sempre foi um sonho trabalhar na Suzano e desde o primeiro momento fiquei encantada. O Formare foi uma escola e hoje é muito gratificante olhar para trás e ver como cresci até ser a primeira mulher a ocupar o meu cargo. É uma forma de mostrar que não tem nada que as mulheres não possam fazer. Minha dica é: se você quer, vá atrás, se esforce, mostre seu potencial com brilho nos olhos. A vida que a gente quer depende do que a gente faz, é uma frase que aprendi no Formare e levo para sempre”, afirma Laiane.
Para Laiane Santos, o aprendizado com os voluntários vai muito além da parte técnica. “A minha relação com os voluntários do Formare foi maravilhosa. Eles ensinam muito mais do que processos, vivências e experiências na fábrica. Eles nos passam ensinamentos de como lidar com pessoas, como se comportar no ambiente profissional, orientam e ajudam diante das dificuldades. Muitos voluntários marcaram a minha trajetória, tenho uma enorme gratidão a todos”, diz Laiane.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Suzano emite nota lamentando morte de família em acidente com ônibus à serviço da empresa

A Suzano S/A emitiu nota sobre o ocorrido, lamentando "profundamente o acidente de trânsito ocorrido nesta segunda-feira (11), em Mucuri (BA), envolvendo dois veículos e um ônibus da sua...

Identificadas as quatro vítimas do acidente envolvendo ônibus com trabalhadores da Suzano em Mucuri

Um grave acidente envolvendo dois carros de passeio e um ônibus matou quatro pessoas da mesma família no final da tarde desta segunda-feira (11), na BA-698, que liga a...

Quatro mortos em acidente com carro de passeio e ônibus com trabalhadores da Suzano

Esse caso trágico aconteceu no final da tarde desta segunda-feira (11), na BA-698, no trecho entre a BR-101 e a cidade de Mucuri, no extremo sul da Bahia. O acidente...