Energia elétrica está chegando para tirar do escuro moradores do município de Caravelas

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia em que a rede de posteamento estava sendo instalada, muitas famílias encheram os olhos de lágrimas, emocionadas com a proximidade do fim da escuridão e da falta de acesso à energia elétrica.

Moradoras da Comunidade de Volta Miúda, no município de Caravelas, quase 30 famílias sonhavam em ligar uma geladeira, uma televisão ou uma lâmpada, por exemplo.

Instalacao de postes na Comunidade de Volta Miuda no municipio de Caravelas 13
Famílias viviam às escuras, na esperança de um dia ter energia elétrica em casa

Vivendo décadas sem acesso à luz elétrica, exatamente 28 famílias aguardavam ansiosas pelo fim do impasse entre a Coelba e a Suzano S/A.

As duas empresas não chegavam à um acordo sobre a propriedade da faixa de terra por onde passava uma antiga estrada, com plantios de eucalipto ao seu redor.

Instalacao de postes na Comunidade de Volta Miuda no municipio de Caravelas 4
Trecho de estrada era disputado na justiça, até a intervenção da Prefeitura de Caravelas no processo judicial

A Suzano S/A exigia uma compensação financeira para permitir a colocação dos postes. A Coelba, por sua vez, chegou a oferecer um valor, considerado muito abaixo do exigido pela empresa de celulose.

Sem solução do problema, a Associação dos Moradores de Volta Miúda decidiu impetrar com uma ação na justiça. Foram mais de dez anos do processo judicial até o chamamento da Prefeitura de Caravelas, auxiliando na comprovação de que a área questionada pela Suzano S/A já era uma estrada, muito antes da aquisição das terras, na década de 70.

Instalacao de postes na Comunidade de Volta Miuda no municipio de Caravelas 3
Decisão da justiça reconheceu o direito da comunidade em ter acesso à justiça, sem a necessidade de ressarcimento à Suzano S/A

Documentos, relatos, depoimentos e a história da comunidade quilombola contribuíram para deixar registrado que essa estrada já era utilizada em viagens de ônibus ou em lombos de animais como acesso à Helvécia, antes da abertura da Estrada do Boi, como ficou conhecida a BR-418.

Instalacao de postes na Comunidade de Volta Miuda no municipio de Caravelas 1
Chegada dos postes encheu de alegria a vida das famílias, que há anos sofriam à espera da energia elétrica

Resultado, sem comprovar ser a dona da área, a Suzano S/A não pôde exigir dinheiro, nem impedir a colocação dos postes, uma vitória dos caravelenses, que há tanto tempo sofria com esse impasse.

O Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, comemorou a decisão. “Sempre nos empenhamos em trabalhar pela melhoria de vida dos caravelenses e essa é mais uma ação em que compartilhamos da mesma alegria e satisfação que essas famílias”, destaca.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Centenas de pessoas participam do ato de filiação de Vaninha em Caravelas

Professora Vaninha está, oficialmente, filiada ao partido dos trabalhadores (PT) para disputar o cargo de prefeita de Caravelas nas próximas eleições municipais deste ano. O ato de filiação, realizado no último sábado, dia 06 de abril, no Clube dos 40, confirmou a escolha da pré-candidata...

Paixões e muitas histórias automotivas no 2º Encontro de Carros Antigos em Caravelas

Um final de semana daqueles de ser lembrado por muitos anos. Foi assim em Caravelas, que foi tomada por uma atmosfera nostálgica e vibrante no 2º Encontro de Carros Antigos. Um êxtase para os entusiastas dos clássicos sobre rodas e os apaixonados pela cultura automobilística....

Caravelas vai realizar o 1º Torneio Interno de Futevôlei

Prepare-se para uma experiência emocionante e repleta de adrenalina no aguardado 1º Torneio Interno de Futevôlei de Caravelas. Este evento promete ser uma celebração do talento local e da paixão pelo esporte, e você não vai querer ficar de fora! Dirija-se à Arena Luís...