Idris Elba desiste de ser primeiro James Bond negro em ‘007’

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Idris Elba, 49,...

Barreiras: Bombeiros atuam há mais de 24 horas para debelar incêndio

Um incêndio atinge uma área extensa de vegetação...

Ponte Salvador – Ilha de Itaparica: MP recomenda realização de estudos técnicos

Os promotores de Justiça Cristina Seixas Graça, Ivan...

Brasil avança em 2º do grupo e pega a Colômbia nas quartas do Mundial sub-20 feminino

A seleção brasileira feminina sub-20 terminou na segunda...

Assentados têm dois dias para desocupar lotes no Assentamento Jacy Rocha

Escrito por Redação

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

A decisão é do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) de Teixeira de Freitas. A reintegração de posse de parte dos lotes do assentamento Jacy Rocha, localizado no município do Prado, foi decidida em sentença do desembargador João Batista Moreira.

O uso da força policial está autorizada, caso os assentados não saiam voluntariamente dos lotes em até dois dias. Dirigentes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) informam que ainda não foram notificados pela Justiça.

Força Nacional em Prado 10
Força policial foi autorizada, no caso de descumprimento de decisão judicial

O Ministério Público Federal (MPF) se manifestou pela suspensão da reintegração de posse, alegando que o despejo das famílias está determinado a partir de uma “visão unilateralmente fornecida pelo Incra, no sentido de que integrantes do MST estariam ilegalmente na posse de lotes do assentamento Jacy Rocha.”

Ainda de acordo com o MPF, “os dados apresentados pelo Incra são controversos e carecem de mínimo contraditório. O órgão questiona a falta de indicação clara de quem são os atuais ocupantes de cada um dos lotes do assentamento Jacy Rocha, e considera que “há tempos o Incra não exerce suas atividades de maneira efetiva, eficaz e constante nos assentamentos localizados no extremo sul da Bahia.”

Força Nacional em Prado 4
Efetivo policial em área de assentamento no município do Prado, no extremo sul da Bahia

O MPF diz também que “o Incra sequer sabe afirmar, com segurança, quem são os possuidores da maioria dos lotes que viriam a ser reintegrados e, em especial, quantos e qual o perfil destes ocupantes.”

Força Nacional: Desde o dia 3 de setembro, a Força Nacional está na região, após um pedido do Ministério da Agricultura ao Ministério da Justiça. Os agentes acompanham a delegação do Incra que está nos municípios apenas para garantir a reinstalação de um casal que foi expulso do movimento no assentamento Jacy Rocha.

Força Nacional em Prado 12
Força Nacional permanecerá por 30 dias, com a possibilidade de prorrogação pelo mesmo período, apoiando ações do INCRA em áreas de assentamento

O governo da Bahia enviou uma provocação ao Ministério Público Federal (MPF) para pedir providências em relação ao envio da Força Nacional a assentamentos localizados no estado. O Executivo local também recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin).

A informação foi dada nesta quarta-feira (9) pelo governador, Rui Costa (PT), durante inauguração de uma unidade de saúde. O mandatário disse que espera uma resposta do Judiciário sobre a iniciativa do governo Bolsonaro.

Força Nacional em Prado 11
A presença de policiais da Força Nacional fez diminuir a tensão entre os assentados no conflito por áreas de assentamento

“A legislação é muito clara ao dizer que a Força Nacional não é uma força federal. É uma força de cooperação dos entes federados, e a lei estabelece que a Força Nacional só pode ser usada por chamamento, concordância e anuência do estado. Sequer o estado foi informado da Força Nacional”, criticou Costa, afirmando que a medida teria ocorrido “completamente à margem da lei”.

.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mando de campo da seleção de Prado transferido para Itamaraju

A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou a transferência do mando de campo dos jogos da seleção de Prado para o estádio Juarez Barbosa (Barbosão), em Itamaraju, pelo Campeonato...

Governo da Bahia autoriza obra de construção da ponte de Prado

Mais uma promessa de campanha do Prefeito de Prado, Gilvan Produções, pode estar com os dias contados. O Governador da Bahia, Rui Costa, autorizou a assinatura de convênio da construção...

Prado estréia com derrota para Eunápolis no Intermunicipal 2022

O jogo foi disputado neste domingo (07), no estádio Araujão, em Eunápolis, numa partida válida pelo Intermunicipal 2022. Jogando fora de casa, Prado perdeu de 2x1 para o time da...