A Comissão de Direitos Humanos da Alba visitará a Aldeia Patiburi, em Belmonte

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) estarão no dia 24 de outubro (quinta-feira), na Aldeia Patiburi, localizada na Terra Indígena (TI) Tupinambá, no município de Belmonte/Ba.

Os parlamentares vêm acompanhar a situação da Cacica Cátia (Maria do Carmo Querino de Almeida) para verificar as denúncias de ameaças e violações aos direitos humanos sofridas pelo povo Tupinambá.

Visita a aldeia Patiburi em Belmonte 3A deputada estadual Neusa Cadore (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos, disse que a população indígena sofre diversas ameaças e a Cacica já teve um filho morto e um enteado está desaparecido. �??Os fatos dão conta de um clima de muita tensão vivido pelos Tupinambás de Belmonte. São violações contra direitos fundamentais da pessoa humana e nós vamos conhecer de perto para solicitar providências�?�, disse Neusa.

Além de parlamentares, a comitiva contará com a participação de representantes do Ministério Público Estadual, Defensorias Estadual e Federal, Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Superintendência de Reforma Agrária da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (MUPOIBA), Universidade Federal do Sul da Bahia, entre outros.

Visita a aldeia Patiburi em Belmonte 1Histórico: A Cacica Cátia foi reconhecida em 2017 como �??Defensora dos Direitos Humanos sob Risco�?� e incluída no Programa Federal de Proteção de Defensores de Direitos Humanos (PPDDH) devido às inúmeras ameaças que vinha sofrendo. Ela é uma das 11 cacicas da Bahia e atua há décadas na defesa dos direitos indígenas.

Há 14 anos a líder indígena sofre diversas ameaças dos fazendeiros da região, sendo que em 2014 teve seu filho baleado e poucos meses depois morto em atropelamento, até então não elucidado. Em fevereiro, seu enteado, Deivid de 32 anos, desapareceu quando retornava para o TI Tupinambá de Belmonte.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Bandido faz mulher e filhos reféns dentro de casa em Alto de Coutos; equipes da PM estão no local

Um homem mantém uma mulher e os filhos reféns dentro de uma casa na Rua Fogo Morto, localidade conhecida como Jauá, no bairro Alto de Coutos, no Subúrbio de Salvador.   De acordo com o site Alô Juca, o criminoso fugia das equipes da Rondesp BTS quando invadiu a residência. O imóvel está cercado por

Alvo de operação policial, subsecretário da Receita do DF é exonerado

Alvo da Operação Publicanos, deflagrada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nessa quarta-feira (17/4), o subsecretário da Receita do Distrito Federal, Sebastião Melchior Pinheiro (foto em destaque), foi exonerado do cargo. A decisão, adiantada pela coluna Grande Angular, foi publicada no Diário Oficial (DODF) desta sexta (19/4). A Justiça já havia afastou o servidor

Ciências Criminais: Por que um juiz e um promotor não podem ser compadres no processo penal?

Na segunda-feira (15/04), o Bahia Notícias e diversos outros meios de comunicação divulgaram a suspensão, por determinação do CNJ, de magistrados que atuaram em processos da "Operação Lava Jato" que teriam burlado a ordem processual e violado o Código de Ética da Magistratura. Notícias dessa natureza nos remetem a discussões sobre a imparcialidade do magistrado