TAGS

Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia acontece desde 2013. A sétima edição do movimenta os municípios baianos entre os dias 2, 3 e 4 de agosto.

A iniciativa conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), órgão vinculado à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Em 2018, a A Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realizou um inventário dos grupos existentes na Bahia, percorrendo o estado na busca de informações sobre essas manifestações.

14 municípios foram mapeados (Caravelas, Alcobaça, Prado, Camaçari, Saubara, Jacobina, Taperoá, Cairu, Andaraí, Lençóis, Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Paratinga e Curaçá), localizados em 8 territórios de identidade (Extremo Sul, Região Metropolitana de Salvador, Recôncavo, Piemonte da Diamantina, Baixo Sul, Chapada Diamantina, Velho Chico e Sertão de São Francisco).

encontro chegancas cortejo carolgarcia 318Neste ano, as manifestações das Cheganças, Marujadas e Embaixadas foram reconhecidas como patrimônio cultural imaterial do estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos, encaminhadas através da Associação Fragata Brasileira ao IPAC, após a realização do estudo e dossiê.

A sétima edição vem para celebrar a conquista entre os 20 grupos em atividade, dos quais 15 levarão para as ruas de Saubara, no Recôncavo Baiano, todo encanto e valor cultural dessa manifestação. Para os membros dos grupos, receber o título de Patrimônio Imaterial da Bahia é um marco histórico que vislumbra outros horizontes levados pelos seus saberes e fazeres.

PROGRAMA�?�?O
Dia 02 de agosto de 2019
18h – Reunião da Rede de Cheganças, com representantes dos grupos de cheganças da Bahia e comunidade em geral. Local Sede da Chegança Fragata Brasileira.
19h – exibição do documentário sobre o inventário dos grupos de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia.

Dia 03 de agosto de 2019
Local: Galeria Saúva
9h – Reunião entre as lideranças das Cheganças e representantes do Estado.
Mesa 1 �?? O que é a Patrimonialização e para que serve.
15h – desfile dos grupos Saindo da rua da rocinha
17h – apresentação dos grupos no espaço municipal de evento.

Dia 04 de agosto de 2019
11h – Apresentação do Grupo Chegança Fragata Brasileira na Missa de São Domingos.
Local: Igreja Matriz e ruas da cidade

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Procurado por homicídio, homem é preso no circuito da Micareta de Feira 2024

Um homem acusado de homicídio foi preso nesta sexta-feira (19) no circuito da Micareta de Feira de Santana 2024. Segundo a Polícia Civil, o homem tinha sido condenado a 16 anos de prisão por um crime ocorrido no bairro da Queimadinha, no ano passado. O motivo foi um desentendimento sobre dinheiro de venda de gado.

Final de semana em Salvador pode ser chuvoso, prevê Codesal

O final de semana em Salvador pode ser de chuva em Salvador. Segundo a Defesa Civil da capital baiana [Codesal], a previsão para este sábado (20) é de céu parcialmente nublado com chances de até 60% de chuvas fracas, por vezes moderadas, a qualquer hora do dia. Neste domingo (21) o céu também deve ficar

FBF anuncia reformulação no layout do seu site; veja detalhes

De cara nova, a Federação Bahiana de Futebol (FBF) divulgou nesta semana o seu novo site, desenvolvido pela Inovatec Soluções em Informática, visando modernização e atratividade para os seus leitores. O anúncio foi feito na última quinta-feira (18).   Homepage do novo Layout do site da FBF | Foto: Divulgação O objetivo da entidade é