Suzano reúne participantes de programas que fomentam a agricultura no extremo sul da Bahia

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A Suzano, por meio do Comitê Gestor dos Projetos Sociais que a empresa desenvolve, realizou, no último mês de maio, encontros com participantes do Programa de Apoio de Desenvolvimento Rural Territorial (PDRT) e do Programa Agricultura Comunitária em municípios do sul da Bahia, com o objetivo de discutir pontos estratégicos tais como gestão, produção e comercialização. Os eventos foram realizados em Juerana (Caravelas) e em Pouso Alegre (Alcobaça). As duas reuniões tiveram a participação de 113 pessoas, incluindo técnicos, consultores e agricultores de 39 comunidades. O encontro é realizado três vezes ao ano.

Em Juerana, a 27ª Reunião do Comitê Gestor das Associações participantes do PDRT e do Programa Agricultura Comunitária foi realizada no dia 7 de maio. O encontro teve a presença de 63 participantes de 21 comunidades. Já em Pouso Alegre, a 28ª reunião do Comitê Gestor foi realizada no dia 8 de maio, no espaço da Cooperativa de Agricultores do Vale do Itaitinga (Cavi), município de Alcobaça, com a presença de 50 pessoas de 18 comunidades.

O tema principal foi o gerenciamento da renda obtida pelas famílias participantes dos Programas. A equipe da Constec (Consultoria, Treinamento e Capacitação), que apoia a agricultura familiar na região, foi a responsável por apresentar a ferramenta de acompanhamento aos participantes. Logo após a apresentação, a equipe realizou uma dinâmica de grupo para que os agricultores pudessem aplicar na prática o que aprenderam, como por exemplo, fazer o preenchimento de planilhas.

28ª Reunião do Comitê Gestor das Associações Pouso Alegre
28ª Reunião do Comitê Gestor das Associações – Pouso Alegre

Outro tema interessante abordado no evento, segundo Narcisio Luiz Loss, consultor de Desenvolvimento Social da Suzano na Unidade Mucuri, foi o repasse do processo de certificação orgânica participativa que está em execução no PDRT. �??No início deste ano, quatro agricultores já adquiriram o certificado e mais dois grupos foram criados para iniciar o processo de certificação. Ao todo, são oito associações já inseridas nessa iniciativa, que conta com o apoio do PDRT�?�, explicou ele.

Alguns agricultores participantes do PDRT que já obtiveram o certificado comentaram sobre os benefícios da iniciativa e da produção de alimentos orgânicos. O jovem Onaldo Onofre, da Associação de Nova Cravilina, de Caravelas, Bahia, um dos agricultores que recebeu a cerificação, falou dos benefícios da certificação. �??Eu e minha família já trabalhávamos desde 2016 com agrofloresta, mas a certificação orgânica foi a consolidação de um projeto que eu tinha sonhado desde o início. Ter a certificação me trouxe a certeza de que é possível produzir alimentos de forma saudável sem agredir o meio ambiente e as pessoas. Agora a gente é referência na associação�?�, destacou o jovem.

Quanto ao monitoramento de renda apresentado, Ivanildo do Rosário, da Associação de Aparaju, comentou que será de grande importância para os agricultores. �??Esse monitoramento de renda que está sendo apresentado aqui será de grande importância para nós agricultores. �? preciso colocar em prática dentro da nossa realidade, pois isso aqui só vem somar com o nosso trabalho. �? isso que vai complementar a nossa atividade. A associação que adotar esse controle só tem a ganhar, pois a falta de anotações é a nossa principal falha�?�, ressaltou o agricultor.

Na reunião realizada em Pouso Alegre, a 28ª do Comitê Gestor das Associações, foram debatidos vários assuntos, mas o foco principal foi a importância do levantamento mensal de dados sobre produção e renda, para aperfeiçoamento da gestão. Também foi abordada a questão do espaço cedido no mercadão da feira de Teixeira de Freitas destinado à comercialização de produtos da agricultura familiar. Outro tema debatido foi a importância da participação das associações nas reuniões e fóruns que acontecem no Colegiado Territorial do Extremo Sul para discutir as Políticas Públicas do território.

Uma das demandas dos agricultores diz respeito a alguns editais que não contemplaram comunidades do extremo sul e projetos não puderam ser acessados devido à falta de dados sobre a mandiocultura no território. �??Tivemos a apresentação dos métodos já utilizados no Programa Agricultura Comunitária, com o objetivo de integrar o Plano de Transição Agroecológica �?? PTA, utilizado no PDRT. Foi apresentado o processo de certificação participativa, selo orgânico e os agricultores do PRDT que já conseguiram a certificação, mostrando a oportunidade para aqueles que vêm avançando na transição agroecológica�?�, explicou Narcisio Loss.

Comitês Gestores do PDRT �?? Instância de governança estruturada para a gestão participativa e compartilhada do Programa, que possibilita às associações contribuírem diretamente para a definição dos rumos que o apoio do PDRT deve seguir. Os Comitês Gestores são constituídos em cada regional do PDRT, compostos por gestores da Suzano, representantes das associações, das equipes técnicas e instituições públicas sob demanda. As reuniões ou oficinas do Comitê Gestor são realizadas pelo menos três vezes por ano

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...