Caravelas intensifica ações de atendimento ao Cadastro Ambiental Rural

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

As propriedades rurais do município de Caravelas estão recebendo profissionais para o preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

�? preços de mercado, a contratação de um profissional para esse serviço custaria aos produtores, em média, R$ 1.000,00.

Segundo o Secretário Municipal de Agricultura, Daniel Siquara, o CAR está sendo oferecido gratuitamente aos produtores rurais do município caravelense. “Estamos conseguindo realizar esse serviço através da parceria entre a Prefeitura de Caravelas e o Governo da Bahia”, destacou.

O QUE �? O CAR? Criado pela Lei 12.651/12, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) é um registro eletrônico, obrigatório para todos os imóveis rurais, formando base de dados estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil, bem como para planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Cadastro Ambiental Rural CAR em Caravelas 1Que informações devem ser preenchidas?
Identificação do proprietário ou posseiro; documentos que comprovem a propriedade ou a posse rural; identificação do imóvel rural; delimitação do perímetro do imóvel, das áreas de remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanentes (APP) e de Reserva Legal (RL), e das áreas de uso restrito e áreas consolidadas.

O que acontece com quem não fizer o CAR?
Os proprietários ou posseiros que não realizarem o cadastro perderão benefícios previstos na lei 12.651/2012 (Novo Código Florestal Brasileiro), como créditos e financiamentos agrícolas. A Lei n° 12.651/2012 define que, após cinco anos de sua publicação, ou seja, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito agrícola para os agricultores que não possuírem o CAR.

Quando o imóvel será considerado regularizado ambientalmente?
O CAR é o primeiro passo para a regularização ambiental do imóvel rural. Se o órgão ambiental estadual competente constatar que o imóvel não apresenta passivo ambiental referente à Reserva Legal, Área de Preservação Permanente e Área de Uso Restrito, ele estará regularizado. Se houver passivo, o proprietário deverá aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA).

[justified_image_grid flickr_user=166407932@N02 flickr_photoset=72157690826031813].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Novas obras e entregas somam mais de R$ 39 milhões de investimentos do Governo do Estado para Caravelas

Durante a agenda, Jerônimo assinou autorização para acordo com o Consórcio Construir que irá recuperar 302,8 quilômetros de estradas em Caravelas e outras seis cidades da região Nesta terça-feira (7), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Caravelas para marcar a conclusão de uma série de...

Mercado do Peixe será inaugurado em Caravelas

O equipamento foi construído ao lado do Estádio Municipal de Futebol, às margens da Rua das Palmeiras, na região central de Caravelas. A inauguração do Mercado do Peixe está agendada para às 14h30 da próxima terça-feira, dia 07 de maio, com presença confirmada do Governador...

Escola é entregue aos moradores da Barra de Caravelas completamente revitalizada

Completamente revitalizada e transformada. O cuidado presente nos mínimos detalhes com comodidade, conforto, acolhimento, inclusive, para os portadores de necessidades especiais. Nem parece a mesma, assim foi entregue a Escola Municipal José Luiz de Souza para os moradores da Barra de Caravelas.A inauguração das...