Itamaraju: Moradores denunciam queimada na Lagoa do Jacaré

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Além do despejo de lixo, a Lagoa do Jacaré, em Itamaraju está sendo alvo de incêndios criminosos provocados por pessoas desconhecidas, causando danos à flora em torno do manancial. A ação foi registrada neste domingo (03) por moradores próximos à lagoa e denunciada ao Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social (Gads).

Fogo na Lagoa 4 GadsO fogo atingiu a vegetação ao redor da lagoa, inclusive árvores frutíferas e ornamentais plantadas pela ONG nos últimos anos. O presidente do Gads, Vinícius Almeida, informou que o episódio será levado ao conhecimento do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

�??Fatos lamentáveis como esses devem ser coibidos e seus autores responsabilizados, porque o meio ambiente tem que ser preservado�?�, afirmou o ambientalista, que esteve no local após ser acionado pelos moradores. De acordo com Almeida, a prática de queimadas ilegais é passiva de multa entre R$ 150,00 e R& 2.500,00.

Plantio na Praça Irrigação GadsSegundo o dirigente, o Gads irá fazer o replantio das mudas afetadas pelo fogo, após levantamento dos danos causados pelo incêndio.

Plantio de mudas – Na tarde de sábado (02), o Gads promoveu o plantio de mudas de árvores frutíferas e medicinais na Praça Castelo Branco, em frente à estação rodoviária de Itamaraju. Foram plantadas mudas de manga, jaca, jamelão, jabuticaba e moringa oleífera.

Plantio na Praça Lixeira GadsO grupo ainda depositou no ponto de mototáxi próximo ao local do plantio uma lixeira e disponibilizou uma mangueira para irrigação das mudas. O cuidado para com as plantas será feito pelos mototaxistas, que elogiaram a ação do Gads.

Por Domingos Oliveira (fotos: Gads)

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Mulheres Sem Terra ocupam a BR 101 no KM 831 entre Itamaraju e Teixeira de Freitas

Nesta sexta-feira (08), mais de 300 mulheres Sem Terra ocuparam o trecho da BR 101, entre Itamaraju e Teixeira de Freitas, nas proximidades da Escola Popular Egídio Brunetto, no Assentamento Jacy Rocha. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), o ato teve o intuito...

Liga de Futebol de Itamaraju tem novo presidente

Dois meses após a conquista do pentacampeonato no Intermunicipal, a Liga de Futebol de Itamaraju (LFI) elegeu a sua nova diretoria para o biênio 2024/2025. Três chapas concorreram ao pleito, realizado na noite desta segunda-feira (29), saindo como vencedora a “União e Transparência”, encabeçada...