José Anastácio foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

A votação aconteceu nesta quarta-feira, dia 19, na sessão legislativa ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Viçosa.

Apenas uma chapa se formou para coordenar a Mesa Diretora, durante o biênio 2019/2020.

O atual presidente, José Anastácio Carvalho Machado (DEM), ao lado de Djalma Evandro da Silva Pereira (PTN – vice-presidente), Morzart Pereira de Souza Junior (DEM – primeiro secretário), Ivaneide Dutra Neves (‘Nei da Geladeira’ �?? PSDB, como segundo secretário) garantiram os votos para ser pronunciada vencedora.

José Anastácio foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa 1O trabalho no primeiro biênio consagrou José Anastácio como nome para comandar a presidência do Poder Legislativo de Nova Viçosa. Força política e aprovação do seu modelo de gestão – tanto pela população, quando pela maioria dos vereadores.

ESTILO DE MANDATO – Pulso firme, que lhe é característico, como presidente, só no ano de 2017, Anastácio devolveu cerca R$ 180 mil reais à prefeitura, condicionados à compra de uma ambulância Semi-UTI, já entregue aos moradores. Em 2018, o dinheiro devolvido está custeando a reforma do estádio em Nova Viçosa e melhorias no gramado.

José Anastácio foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa 4DUAS VIT�?RIAS – Dos 10 vereadores presentes, apenas 01 votou contra e 09 mantiveram-se favoráveis à eleição da única chapa registrada. Para alcançar a possibilidade de reeleição o presidente travou, nos últimos 05 meses uma intensa articulação, já que a Lei Orgânica do município não permitia tal ato. Atendendo ao Regimento Interno, somente no segundo semestre do segundo ano do mandato o presidente poderia apresentar emenda à Lei Orgânica do município objetivando restabelecer o estatuto da reeleição, proibida por alteração anterior.

Apresentada a emenda modificativa à Lei Orgânica Municipal Nº 033/2018, seu Artigo 31 passou a ter a seguinte redação: �??A Mesa da Câmara Municipal será composta de: Presidente, Vice-Presidente, 1º (primeiro) Secretário e 2º (segundo) Secretário, eleitos para mandato de 02 (dois) anos, permitida a recondução para o mesmo cargo, na eleição imediatamente subsequente�?�. Com votação em dois turnos, a tramitação da emenda que admite a reeleição foi motivo de atritos, já que os vereadores Joaquim Souza e José Aloísio foram contrários, portanto, votos vencidos.

José Anastácio foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa 5CENÁRIO DIFÍCIL – No contexto político de Nova Viçosa, o fato do vereador José Anastácio ter sido eleito na coligação que �??fez�?� o prefeito Manoel Costa Almeida (Maneolzinho – DEM), e compor a base do prefeito na Câmara, o presidente poderia ter sua intenção de reeleição prejudicada. A razão seria o desgaste pelo qual o prefeito passa nesse momento. Dificuldade de honrar alguns compromissos financeiros e até atraso de pagamento de salários de parte dos servidores que, segundo a gestão, vem sendo provocados pelo encolhimento da receita do município.

Favorável à reeleição, o vereador Edimilson Figueiredo �?? PPS, disse que �??pela primeira vez nos últimos anos essa casa de leis faz devoluções à prefeitura e a população sabe para onde o dinheiro está sendo gasto�?�, disse.

José Anastácio foi reeleito Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa 3Reeleito, José Anastácio agradeceu aos vereadores e ao público que compareceu à sessão solene e atribuiu a sua reeleição à forma igualitária em que tratou todos os edis. �??Me candidatei à reeleição porque sei que o cargo de Presidente da Câmara tem poderes que, se usados para o bem, podem resultar em melhorias para a vida dos munícipes. Minha reeleição se deu pela forma em que tratei cada vereador. Todos eles têm a mesma importância, foram eleitos pelo povo e sei que mesmo os que não me apoiaram, querem o bem do município�?�, disse.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Inauguras fábrica de gelo para incrementar renda de pescadores e marisqueiras de Nova Viçosa

A fábrica de gelo foi construída com o apoio da Suzano, a estrutura segue conceito sustentável, possibilitando baixo custo operacional. A água utilizada na produção do gelo tem captação e tratamento na própria estrutura, que também conta com placas fotovoltaicas possibilitando redução de até...

Polícia realiza apreensão de drogas e arma de fogo em Posto da Mata

Um revólver (marca Taurus, calibre 38, número de série DN88816, carregado com cinco munições), outras seis munições do mesmo calibre, além de nove petecas de cocaína (totalizando 67 gramas) e um simulacro de pistola foram apreendidas durante cumprimento de mandado de busca e apreensão...

Nova Viçosa vai receber Arena de Verão Suzano no próximo final de semana

Estrutura de 1.600m² será montada na praia do Lugar Comum neste fim de semana com uma programação que inclui torneio de Beach de Tennis e show de forro