Fibria aprimora sua operação florestal com tecnologia a bordo das máquinas de colheita

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Apontamento eletrônico e utilização de mapas embarcados garantem confiabilidade, segurança e aumento da produtividade na Fibria (líder mundial na produção de celulose de eucalipto a partir de florestas plantadas).

O Projeto Floresta Inteligente, com investimento em soluções tecnológicas para aprimorar o processo produtivo utiliza smartphones, tablets e computadores de bordo com softwares voltados para a gestão florestal, como ferramentas para obter resultados em produtividade e segurança para o plantio e a colheita do eucalipto.

O apontamento eletrônico levou para o campo smartphones e tablets equipados com um software que auxilia no registro das atividades diárias. Esse programa permite que os dados sejam compartilhados via internet e acessados em tempo real pelos gestores, oferecendo uma visão geral das atividades e dando subsídios para uma melhor gestão.

Essa tecnologia passou a ser implantada em 2012, nas unidades florestais da Fibria no Estado de São Paulo, e foi expandida para as unidades de Três Lagoas (MS) e Aracruz (BA) no final de 2016. Somente na operação de plantio de eucalipto a tecnologia já reduziu para um terço o tempo de execução das atividades.

�??A Fibria mantém um esforço contínuo de aperfeiçoamento operacional e as iniciativas do Floresta Inteligente têm trazido melhorias concretas. Com essas ações garantimos dados mais precisos e confiáveis, reforçando a segurança e trazendo mais eficiência à produtividade das atividades florestais�?�, afirma Luiz Eduardo Sabbado, gerente de Desenvolvimento Operacional Florestal da Fibria.

Mapas Embarcados: A busca pelo aumento de eficiência na produção florestal, que cresce, em média, 5% ao ano, inclui outra importante inovação: a utilização de mapas embarcados, que são computadores de bordo com o detalhamento da rota a ser seguida pelas máquinas florestais que fazem a colheita do eucalipto no campo.

Graças a esses mapas digitais, o operador consegue ter a visão geral da área, como se fosse um aplicativo de rotas que os motoristas utilizam no trânsito, e que traz informações precisas que reforçam a segurança operacional e a conservação de áreas de preservação ambiental ao alertar sobre a proximidade com nascentes, morros, pontos que podem dificultar o deslocamento em épocas de chuvas, dentre outras informações.

Floresta Inteligente: O Projeto Floresta Inteligente centraliza ações de novas tecnologias para digitalização da floresta, visando à melhoria da disponibilização de dados para tomada de decisão, ganhos na produtividade, segurança e desenvolvimento dos empregados da Fibria.

São quatro frentes de implementação de novas tecnologias: plantio (silvicultura), colheita, logística de madeira e análise sistêmica de dados. Mais de 50 projetos já foram implantados, entre eles a utilização da tecnologia LIDAR �?? que permite uma visão tridimensional da floresta e auxilia na medição de áreas, relevos e árvores para inventário -, aquisição de caminhões com telemetria e tecnologia T-Winch para colheita em áreas de maior declividade, entre outras iniciativas.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Incentivo aos negócios locais é marca de projetos da Suzano no Sul da Bahia

Com a proximidade das festas de fim de ano, o espírito de solidariedade e compaixão toma conta das pessoas, assim como ações de ajuda mútua, que podem acontecer entre vizinhos, familiares e até mesmo entre comunidades e empresas. Com base no seu direcionador de marca...

Programa Suzano na Facul estreita interação com universidades e futuros profissionais

No mês de abril foram realizadas ações do programa na Unileste (MG), UFV (MG) e na Ufes São Mateus (ES), envolvendo 600 alunos. O objetivo é conectar o jovem universitário com as oportunidades de trabalho profissional na Suzano. A estratégia de Employer Branding, é possível...

Projeto de Agricultura Comunitária conquista prêmio latinoamericano de sustentabilidade

O Projeto de Agricultura Comunitária, desenvolvido pela Suzano na Unidade Mucuri, acaba de conquistar um importante reconhecimento: o Prêmio Transformadores, conferido durante o XI Fórum Internacional da RedeAmérica, realizado em Salvador (BA), nos dias 21 e 22 de março. Esta é a quarta edição...