Parque do Descobrimento realiza capacitação para elaboração de projetos e captação de recursos

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Nos dias 28 e 29 de setembro, aconteceu a Capacitação para Elaboração de Projetos e Captação de Recursos, na aldeia Tibá, no distrito de Cumuruxatiba, em Prado/BA. O evento teve como objetivo realizar intercâmbio de viés educativo, para construir uma governança conjunta de projetos de conciliação, entre a vivência indígena e a conservação na área de sobreposição entre o Parque Nacional do Descobrimento (PND) e a Terra Indígena Comexatibá (TIC).

Ministrada pela secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e pela diretora do Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (MMA), a Capacitação buscou extrair informações para a construção de projetos socioambientais para o povo Pataxó, visando o fortalecimento local, geração de renda e promoção da cultura indígena, por meio de iniciativas de negócios que envolvam o uso público da UC a partir do turismo de base comunitária, com foco no etnoturismo.

Parque do Descobrimento realiza capacitação para elaboração de projetos e captação de recursos 1A Capacitação foi custeada com recursos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e contou com a participação de, aproximadamente, 50 pessoas, entre representantes das seis aldeias sobrepostas ao PND, representantes do Parque Nacional e Histórico do Monte Pascoal e da Reserva Extrativista Marinha de Corumbau, unidades de conservação (UCs) federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Estiveram também presentes, parceiros da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Prado e as ONGs Humana Brasil e Conservação Internacional.

Entre os pré projetos aprovados estão o de alternativa de geração de renda, mobilização e organização das aldeias e acesso aos direitos indígenas para que aumente o Uso Público nas UCs. Como encaminhamento, os participantes e parceiros estão se articulando para enviar proposta ao edital do Fundo de Defesa de Direitos Difusos aberto pelo Ministério da Justiça.

Parque do Descobrimento realiza capacitação para elaboração de projetos e captação de recursos 3A Capacitação é decorrente do Termo de Compromisso, assinado em abril deste ano, e construído como parte de um Acordo celebrado entre ICMBio, Funai e comunidades indígenas Pataxó, junto ao Ministério Público Federal (MPF) de Teixeira de Freitas, na Bahia, em meados de 2017, e marcam um novo momento na gestão do Parque.

�??Eu peço a Deus que ele abençoe a todos para que possam trabalhar em benefício das comunidades. Com o fim dos conflitos e com novas parcerias, será encaminhado um bom trabalho junto à nova equipe do Parque Nacional do Descobrimento. O meu sonho é ser exemplo nos trabalhos que serão feitos e o que eu espero são melhorias de agora em diante�?�, declara José Fragoso, cacique da Aldeia Tibá.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

GADS promove passeio ao Parque Nacional de Abrolhos

O GADS (Grupo de Apoio ao Desenvolvimento Social) realizou no último domingo (17) uma expedição ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, no município de Caravelas. A caravana, com a participação de 24 pessoas, teve como ponto de partida a cidade de Itamaraju. O mergulho ao...

Filhotes de tartarugas são soltas no litoral de Caravelas

133 tartaruguinhas começaram sua jornada pelo mar, depois de nascerem em ninhos da Praia do Grauçá. Os animais foram soltos na Barra de Caravelas, no litoral do município de Caravelas. Foi lá que nasceram, em ninhos construídos por tartarugas da espécie tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta). A soltura...

Comitiva de Medeiros Neto visita Caravelas para conhecer trabalho ambiental realizado no município

A visita aconteceu nesta sexta-feira (19). O objetivo foi conhecer o trabalho realizado com a gestão ambiental de resíduos sólidos e a experiência com a fiscalização, licenciamento e educação ambiental. Os visitantes conheceram o processo de coleta e separação do material recolhido em Barra, Ponta...