Alcobaça realizou a maior ação de saúde da história do município

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Os moradores de São José receberam neste sábado (21), 15 médicos para a maior ação de saúde da história do município de Alcobaça.

Cerca de mil pessoas foram atendidas por diversos médicos especialistas, no segundo Mutirão da Cidadania, uma ação realizada por meio da parceria entre a Prefeitura de Alcobaça, profissionais da rede particular de saúde e o grupo voluntário (denominado ANJOS DE ASA), composto por médicos, enfermeiros e técnico de enfermagem, sob a coordenação do major Med Anderson.

Recepção da equipe da Aeronáutica no Aeroporto 9 de Maio
Recepção da equipe da Aeronáutica no Aeroporto 9 de Maio

Os atendimentos foram nas áreas de cardiologia, cirurgia geral, pediatria, neurologia, oftalmologia, dermatologia, ginecologia, gastro e ortopedia. Além da oferta das especialidades médicas, os pacientes já saíam das consultas com os medicamentos receitados.

Distribuição dos medicamentos aos pacientes do mutirão
Distribuição dos medicamentos aos pacientes do mutirão

A equipe de médicos viajou de Salvador até a cidade de Teixeira de Freitas num avião fretado pela Prefeitura de Alcobaça, para os atendimentos dos alcobacenses na Escola Municipal Ulisses Guimarães, em São José.

Avião fretado pela Prefeitura de Alcobaça para transportar a equipe da Aeronáutica
Avião fretado pela Prefeitura de Alcobaça para transportar a equipe da Aeronáutica

O objetivo, segundo o Prefeito de Alcobaça, Léo Brito, foi diminuir a fila de espera de pacientes na busca por procedimentos de média e alta complexidade.

“O maior problema enfrentado na rede pública de saúde, em todo o país, é a quantidade de exames e atendimentos de alta complexidade, oferecidos aos pacientes, porque são muito caros, por isso, estamos investindo os recursos necessários para mudar essa história em nosso município. Sabe o que é atender com dignidade cerca de mil pessoas, que aguardavam durante anos o que estamos fazendo aqui hoje? A satisfação nos olhos dessas pessoas não tem preço”, argumentou.

Edinalva Teixeira Tavares trabalhadora rural assentada no 40 45 sendo atendida no segundo mutirão de Alcobaça
Edinalva Teixeira Tavares (trabalhadora rural assentada no 40-45) sendo atendida no segundo mutirão de Alcobaça

Submetida à um procedimento cirúrgico, a trabalhadora rural, Edinalva Teixeira Tavares (moradora do Assentamento 40/45), não conseguiu esconder a felicidade em conseguir retirar um nódulo que a incomodava durante toda a vida. “Era um sonho que eu tinha de tirar esse nódulo, porque me incomodava muito. Nem podia usar um vestido, um biquíni. Agora isso tudo mudou, graças à Deus”, falou emocionada.

Maria Helena Neves dos Santos dona de casa recebendo medicamento após consulta médica no segundo mutirão de saúde de alcobaça
Maria Helena Neves dos Santos (dona de casa) recebendo medicamento após consulta médica no segundo mutirão de saúde de Alcobaça

A dona de casa, Maria Helena Neves dos Santos, ficou surpresa com os atendimentos no mutirão. “Eu não esperava que tinha tantos médicos legais, fazendo as coisas pra gente, assim na maior tranquilidade, atendendo a gente muito bem. Peço à Deus para que outros mutirões desse voltem a acontecer, porque ajuda muito”, disse.

Comemoração dos resultados positivos do segundo mutirão de São José de Alcobaça
Momento de oração pedindo bençãos para os trabalhos no mutirão de São José de Alcobaça

A Aeronáutica atua em missões humanitárias de resgate e socorro. Em localidades de grande povoamento, essa equipe leva os atendimentos médicos para ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Para o Secretário Municipal de Saúde, a ação é uma das mais importantes já realizadas. “O município de Alcobaça vem se destacando com ações mais intensificadas na área de saúde e com estratégias para aumentar, cada vez, a oferta de serviços e procedimentos aos alcobacenses”, pontuou o Secretário de Saúde de Alcobaça, Robson Mattos.

Fotos: Osmar Guarnelles

[justified_image_grid flickr_user=161251655@N05 flickr_photoset=72157695939646475].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Alcobaça realiza capacitação das equipes de saúde para atendimentos de feridas e curativos

Pacientes feridos são frequentes na rotina das unidades básicas de saúde, ambulatoriais e de urgência e emergência. Preparar as equipes para esses procedimentos é o objetivo proposto pela Secretaria de Saúde do município de Alcobaça com a capacitação de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Esse...

Alcobaça adquire dois novos veículos para reforçar a frota da saúde do município

Os dois novos veículos foram adquiridos com recursos próprios do município de Alcobaça. A entrega aconteceu na tarde terça-feira, dia 16 de abril.A proposta é modernizar a frota da Secretaria Municipal de Saúde, facilitando o deslocamento das equipes e o transporte de pacientes para...

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...