Vereadores reprovam contas do ex-prefeito de Alcobaça

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

A votação aconteceu sobre forte participação dos alcobacenses, que lotaram o plenário clamando pela reprovação das contas de Bernardo Olívio.

Há vários dias, muitos deles se manifestavam pelas redes sociais, consultando um a um dos vereadores sobre o processo de análise do parecer técnico.

Na noite desta segunda-feira (20), os onze parlamentares da Câmara Municipal de Alcobaça discutiram e opinaram sobre o parecer técnico N.º N.º 02354e16, emitido pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM/BA).

O parecer do TCM opinou pela rejeição, após análise encontrar diversas irregularidades praticadas ao longo do exercício financeiro de 2015, de responsabilidade do ex-prefeito de Alcobaça.

Para derrubar o parecer do tribunal, eram necessários 8 ou mais votos contrários ao TCM. No final foram 7 a favor do parecer e 4 contra. Com esse resultado, Bernardo Olívio vê dificultado, cada vez mais, um eventual retorno à vida pública.

alcobacenses na camara de vereadores de alcobaça
População compareceu para acompanhar votação das contas do ex-prefeito de Alcobaça

Pelo país afora, é exceção as votações nas câmaras de vereadores manterem resultado favorável aos tribunais de contas.

Os técnicos realizam uma análise aprofundada dos gastos do dinheiro público e, na maioria das vezes, todo esse trabalho vai pro lixo, em manobras políticas que acabam por conseguir votos contrários à análise técnica dos tribunais, livrando o pescoço dos gestores acusados de cometer inúmeras irregularidades.

Em Alcobaça, os vereadores estão fazendo história. Além de mostrar maturidade política e sensibilidade ao clamor popular, ainda foram agentes de um processo democrático e transparente. A grande maioria deles manifestou publicamente seus votos, mesmo tendo de se submeter a uma votação secreta.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157687578700612].

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Inaugurada a nova praça de Pouso Alegre de Alcobaça

Em uma cerimônia emocionante, a prefeitura municipal de Alcobaça por meio do prefeito Zico de Baiato entregou no último sábado a nova praça da comunidade de Pouso Alegre. Em uma cerimônia acompanhado por secretários, vereadores e outras autoridades o prefeito recebeu ainda a população para...

Alcobaça assina convênio com os governos da Bahia e Federal para beneficiar associações e pequenos produtores rurais de leite no município

O convênio foi assinado nesta terça-feira (9), em Salvador, celebrando a parceria entre o município de Alcobaça e os governos da Bahia e Federal. O pacto tem, de um lado, associações e pequenos produtores rurais de leite e do outro, a Secretaria de Assistência e...

Três emocionantes partidas de futsal agitaram o ginásio de esportes em Alcobaça

A bola começou a rolar neste domingo, dia 7 de abril, com o retorno das atividades do calendário esportivo do município de Alcobaça. Um clima de festa na competição, que conta com o apoio imprescindível da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte e coordenação...