Área preservada da Mata Atlântica é grande atrativo em Guaratiba

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Um pedaço da Mata Atlântica preservado à beira-mar, no município de Prado. Esse lugar é a Área de Preservação Permanente (APP), localizada no lado brasileiro do Balneário Praia de Guaratiba, no extremo sul da Bahia. “Moradores antigos da região ainda desconhecem isso daqui”, é o que disse ‘Seu Nelson’, como é mais conhecido um dos moradores de Guaratiba.

seu nelson
Seu Nelson, morador de Guaratiba

Nem a especulação imobiliária, nem a urbanização conseguiram derrubar as árvores e expulsar os habitantes das florestas. Ali, o visitante se sente no meio da natureza, rodeado por árvores e bichos, em ambiente natural.

As construções erguidas neste empreendimento turístico têm como quintal uma área mantida sob constante cuidado e preservação. A área segue rigorosamente os cuidados exigidos pela lei N.º 12.651/2012 (Código Florestal), que estabelece as regras de proteção permanentes em áreas de grande importância para a fauna e flora de biodiversidade. Pela trilha placas avisam aos visitantes sobre a necessidade da preservação e do zelo.

guaratiba area de preservacao natural 2
Área de preservação permanente em Guaratiba

Chama atenção a harmonia da convivência entre o homem e a natureza. Numa lagoa são mantidas várias espécies aquáticas – grande atrativo para a pesca esportiva. Contornando esse lago e a mata protegida, uma trilha leva o visitante por um passeio pela natureza preservada.

Pelo caminho, o visitante tem à sua disposição uma trilha ecológica, com direito à tirolesa, pracinhas ecológicas e diversos brinquedos infantis. Tudo muito bem cuidado e limpinho. De uma fonte brota água de uma nascente natural. Impossível não sentir o ar puro nos pulmões e não se sentir bem. Ideal para passeios com a família e excursões de estudantes.

COMO CHEGAR:

De avião – Para o Aeroporto Internacional de Porto Seguro ou de Belo Horizonte até Teixeira de Freitas.
De carro – Acesso pela BR-101

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157656646564730]

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Do Brasil para o outro lado do mundo: para onde ir no inverno

Quando o inverno chega ao Brasil, paralelamente acontece o período de férias, abrindo as portas para uma fuga das pessoas em busca do sol radiante ou do inverno autêntico. Isso acontece porque, no vasto território brasileiro, existe uma variedade climática única. Enquanto as temperaturas caem...

Cabana da Lagoa é uma excelente opção de destino turístico no Balneário de Guaratiba, em Prado

Sustentabilidade e preservação ambiental, boa culinária, cardápio variado e ambiente agradável e muito aconchegante, tudo isso em um só lugar: numa cabana sobre as águas de uma lagoa, à beira-mar, na praia do Balneário Praia de Guaratiba, no município do Prado, extremo sul da...

Alcobaça realiza demarcação do plano de zoneamento do Parque Municipal Marinho de Recife de Areia

O Parque Municipal Marinho de Recife de Areia foi criado em 1999, através da Lei Municipal 471/1999. Mais de 20 anos depois, em 2021, a utilização predatória exigiu a elaboração de um plano de uso sustentável. O Plano Emergencial de Uso do Parque, estabelecido pela...