Homenagem da Secretaria de Educação do Prado à todas as mulheres

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Esta é uma homenagem da Secretaria de Educação do município do Prado para manter sempre viva a reflexão sobre a importância da mulher brasileira e a necessidade de luta para garantir uma sociedade mais digna.

Neste 8 de março as mulheres comemoram muitas conquistas, mas ainda há muito o que conquistar, numa sociedade que, até muito pouco tempo, era completamente machista.

08 de Março

 

O Dia Internacional da Mulher foi instituído para celebrar as lutas femininas, as conquistas das mulheres brasileiras, e o papel da mulher na sociedade

A data passou a ser comemorada depois de um incidente ocorrido no dia 8 de março de 1857, quando operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Elas ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, entre as quais, estavam a redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.

A manifestação foi reprimida com muita violência. As operárias foram trancadas dentro da fábrica e depois incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser lembrado como o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. No ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Objetivo da Data

Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Amigos e colegas de profissão fazem homenagem em memória de Mário Lúcio

Emocionados, radialistas e jornalistas manifestaram grande pesar pela partida de Mário Lúcio, com morte confirmada na última quarta-feira (31), depois de lutar vários dias contra a covid-19. Com sintomas da doença, chegou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Teixeira de Freitas com 80% dos...

Câmara de Alcobaça presta homenagem póstuma à Sargento Xum

Muita emoção na homenagem póstuma dedicada à Clebison Souza do Rosário (conhecido como Sargento Xum), durante sessão desta segunda-feira, dia 08 de abril, na Câmara Municipal de Alcobaça. Emocionados, os familiares e amigos, prestigiaram o projeto de lei do vereador alcobacense, Uedres da Cruz Santos...

Vereadores apreciam homenagem ao Sargento Xum

Vereadores apreciam homenagem ao Sargento Xum A proposta de alteração do nome da escola municipal do bairro Paraíso Verde. A homenagem póstuma é um tributo à história de vida de Clebison Souza do Rosário, sargento da policial militar, morto em troca de tiros em Taquari, distrito...