Chega ao Prado uma das médicas cubanas do Programa Mais Médico

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O município do Prado recebeu a primeira médica do Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde. A médica, Dra. Maria Isabel Valdes Sanches, chegou ao município no último final de semana. Nesta segunda-feira, dia 09, conheceu as equipes de saúde e se familiarizou com o ambiente.

Dra. Maria Isabel Valdes Sanches já atuou na Venezuela e no Paquistão, em condições bem mais desfavorável do que as oferecidas no Brasil. A médica ficou maravilhada com as belezas do território pradense e com o calor humano do povo desta terra baiana. Ela participou da festa de confraternização dos profissionais lotados na rede municipal de ensino, onde ficou conhecendo parte dos pradenses, com quem vai conviver.

medica do programa mais medico

Estes médicos chegam ao país para trabalhar 8 (oito) horas por dia, durante os 5 (cinco) dias da semana. São 40 horas de trabalho, conforme determina a Legislação Trabalhista. No Brasil é difícil encontrar algum médico com esta carga horária, senão em múltiplos empregos. Daí o desafio da Presidenta Dilma Rousseff para pressionar os médicos a trabalharem. Ao invés de mostrar serviço e impedir a vinda de médicos estrangeiros, montaram esquema de marketing contra, além de entrar na justiça.

As queixas da população de que nos hospitais e postos de saúde não tinham médico é uma realidade. Isto porque, os médicos aceitavam trabalhar nos PSF´s, cumprindo apenas algumas poucas horas, um ou dois dias da semana. no resto, não tinha médico. Grande parte dos municípios brasileiros estão optando pela contratação de médicos estrangeiros, justamente por isso.

Os médicos brasileiros não prestavam o serviço necessário à população, mas vejam as folhas de pagamento. Eles recebiam e ainda ameaçavam as secretarias de saúde de deixar o cargo se não aceitassem suas condições. Em regiões distantes dos grandes centros comerciais, não tinha outra alternativa.

O Promotor de Justiça da Comarca de Itamaraju, Dr. João Batista Madeiro, aproveitou o ensejo para destacar o trabalho do Ministério Público recomendando o cumprimento da carga horária dos médicos, em atendimentos nos postos de saúde da família, no município itamarajuense.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Audiência pública discute a segurança do município de Itamaraju

Com a representação de vários setores da sociedade, a reunião presidida pelo magistrado Rodrigo Quadros de Carvalho, Juiz da Vara crime da Comarca local, manifestou ao público problemas que impactam na elevação da taxa de crimes, desde a violência doméstica à vultuosas apreensões de...

Assumiu hoje (22) a coordenação do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, a odontóloga sanitarista, Viviann Ferreira. Com especialização em Saúde da Família, Administração Hospitalar e Sistemas de Gestão, a coordenadora terá o desafio de contribuir com os avanços...

Moradora fala dos serviços de saúde no município do Prado

As ações que visam mudança precisam ser incentivadas e reconhecidas. Na cidade de Prado, a moradora do bairro São Sebastião, Valdeci Vitória, dona de casa, reconhece a diferença no tratamento e nos serviços, utilizados por ela, tanto no Hospital Jonival Lucas, quanto na Unidade de...