Instituto emite carteira profissional para artesãos do Prado

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta quarta-feira, 21, no cais do La Isla, a técnica do Instituto Visconde Mauá realizou o cadastramento para emissão de carteiras dos artesãos na região. O objetivo é facilitar a profissionalização dos artesãos de Prado, através da emissão das carteiras para membros da categoria, em atividade, em parceria com a AAPBA (Associação dos Artesãos de Prado Bahia), da Prefeitura Municipal de Prado, do SEBRAE e da Associação  Pradense de Restaurantes, Hotéis, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais (APRHOPE).

DSC 0162

Para o Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Carlo Casarsa a parceria com o Instituto Mauá é uma grande conquista para toda a comunidade de artesãos, pois promove o reconhecimento profissional de cada artista. O diretor de Cultura, Eujácio Muniz, ficou surpreso com o  número de artesões que compareceram para se cadastrar e destacou que a visita das técnicas do Instituto Mauá por si só já é um grande benefício. �??Proporciona facilidade na obtenção da carteira, uma vez que a emissão, normalmente, só aconteceria na sede do Mauá, em Salvador”, pontuou.

DSC 0140

A carteira pode ser utilizada como Identidade e o artesão passa a ter autorização da Secretaria da Fazenda para utilizar Notas Fiscais (talão ou avulsa), o direito de participar das feiras e eventos do Mauá, além do reconhecimento pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) válida em todo território nacional. A validade da Carteira do Artesão é de três anos.

DSC 0142

De acordo com o Instituto Mauá é considerado trabalho artesanal, aproveitamento de búzios e conchas, tecido, artesanato mineral e indígena, bordado a máquina e a mão, cerâmica, cestaria e trançado. Além de crochê, instrumentos musicais, macramê, madeira, massa fria, metal, mosaico, papel machê, pinturas em cerâmica, madeira e tecido, renda de bilro e inglesa, tapeçaria e tecelagem.

DSC 0150

O que não é considerado artesanato: produtos elaborados a partir da utilização dos materiais abaixo discriminados: Arranjos florais, Bola de gude, Boneca de louça, Bijuteria montada, Customização, Durepox, EVA (emborrachado), Filtro de papel, Gesso e isopor, Origami, Papelão (caixa decorativa), Pelúcia e plástico, PVC, Resina, Sabonete, Sandálias decoradas com contas e miçangas.

DSC 0165

Trabalho com cimento, argamassa e areia, Trabalho com garrafa PET, Trabalhos com jornais e revistas, Tinta puf, gliter, dimensional, Vela e Vidro pintado.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Carreta do SAC Móvel vai levar serviços para facilitar a vida dos alcobacenses

Os atendimentos estão previstos para os dias 28 e 29 deste mês de março. A carreta do SAC Móvel vai ficar estacionada na Praça São Bernado, nas proximidades da Igreja Matriz, em Alcobaça. O caminhão oferece serviços para facilitar a vida do cidadão baiano, com...

Prefeitura de Prado adquire novas carteiras escolas para a rede municipal de ensino

Começaram a chegar as novas carteiras escolares para equipar as salas de aula da rede pública de ensino do município do Prado. As cadeiras foram entregues nesta quarta-feira (21). Segundo a Secretária de Educação, Iralúcia Sincorá da Paixão, o atraso ocorreu por conta do processo...

Próxima segunda-feira (30) tem audiência pública das contas do município do Prado

Cumprindo o dever legal de prestar contas, a Prefeitura de Prado convida a população de todo o município para participar da audiência pública de apresentação das receitas e gastos realizados durante o 1º Quadrimestre de 2016. A audiência está marcada para a próxima segunda-feira (30),...