Marujada do Prado é uma das atrações culturais na Copa das Confederações

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O grupo que representa a cultura do Prado, conhecido como Marujada – considerado um dos patrimônios históricos e culturais do município – é uma das atrações da Secretaria de Turismo da Bahia, como parte da programação na Copa das Confederações 2013, que acontecem em Salvador. Dezenas de marujos do Prado se apresentam no Centro Histórico de Salvador, nesta sexta-feria, dia 14.

marujada

A Secretaria Estadual de Turismo reuniu dezenas de grupos e artistas baianos, especialmente para a programação da Copa das Confederações 2013. O objetivo do governo do estado é oferecer o melhor da cultura baiana para milhares de turistas e outros milhões que acompanham o evento à distância. Música, teatro e dança fazem parte deste pacote de atrações.

Para o secretário de Cultura do Estado da Bahia, Albino Rubim, “um dos principais legados que a Copa das Confederações 2013 pode deixar para a Bahia é a visibilidade da cultura, nacional e internacionalmente”, afirmou.

eujacio marujada

O convite à cultura do Prado pode ter sido resultado do trabalho para divulgar o município nacionalmente, à exemplo, do que ocorreu com as gravações para a Rede Globo de Televisão, transmitidas no Programa Aprovado, da Rede Bahia, afiliada à emissora. Para Eujácio Muniz, Diretor de Cultura do Prado, “este é, senão, um prêmio aos esforços de valorizar a cultura e a história do povo pradense”, destacou.

SOBRE A MARUJADA
A festa folclórica, em homenagem a São Benedito, que é realizada nas primeiras segundas-feiras, após a sexta-feira da Paixão.

A Marujada é uma das festas mais tradicionais do Prado, de fundo religioso e com a participação de número superior à cem Marujos (como são conhecidos os devotos de São Benedito). Muitos acompanham a Marujada, trajados de marujos, pagando a graça alcançada pela promessa, feita ao santo africano. Essas promessas são em sua maioria de crianças e adolescentes, que também se trajam de marujos e, descalços, acompanham a Marujada.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Moradores de Rancho Alegre revivem a tradição na Puxada do Mastro de São Sebastião

O povo na rua para assistir à uma das mais antigas tradições dos moradores de Rancho Alegre, distrito do município de Caravelas. Neste domingo, dia 13, da porta de casa, nas ruas e na praça. Em todos os lugares tinha alguém assistindo à puxada do...

Filarmônica Lira Pradense com novos equipamentos e uniformes

Depois dos novos equipamentos musicais, a Filarmônica Lira Pradense estreou o novo uniforme. Por onde passava, chamava atençao dos moradores. A filarmônica faz parte dos atrativos e do acerto histórico e cultural do município. Cerca de quarenta jovens participam do projeto social, que...

Mouros e Cristãos recebem novos uniformes para manter viva a cultura

Novos uniformes vão vestir o grupo cultural e religioso, conhecido como Mouros e Cristãos. A entrega aconteceu na última segunda-feira, dia 20, durante os festejos de São Sebastião, padroeiro na vila de pescadores, conhecida como Cumuruxatiba, que está localizada no litoral do município Prado....