Sinebahia do Prado está cadastrando pescadores no defeso camarão

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Cerca de mil pescadores e marisqueiras artesanais do Prado estão sendo cadastrados para habilitação ao seguro-desemprego, benefício concedido durante o defeso do camarão. O pescador artesanal tem todo o período do defeso para requerer o benefício, que termina no próximo dia 15 de maio.

xexeu pat 2

Segundo o Coordenador do SINEBAHIA/Prado, Joédson Lacerda, o ‘Xexéu’, “o cadastramento está ocorrendo desde o dia 1º de abril e se encerra no próximo dia 15 de maio. O benefício é para pescadores de camarão, em todo o estado, que estão impossibilitados de pescar o produto em virtude do defeso – período em que a pesca é proibida em função da reprodução da espécie. Por conta disso, eles recebem duas parcelas do seguro-desemprego. O defeso é fixado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), através de Instrumento Normativo, publicado em Diário Oficial da União”, destacou.

xexeu pat 1

Habilitação – A Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) é a responsável para fazer a habilitação dos pescadores nas unidades de atendimento da rede SineBahia. Por conta da importância do órgão à pescadores e marisqueiras, o Prefeito da cidade de Alcobaça, Bernardo Olívio, reabriu as portas da unidade, afim de atender ao anseio e necessidades da população, daquele município.

Para fazer a solicitação do seguro-desemprego, o pescador artesanal deve comparecer a uma das unidades do SineBahia ou da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE). 30 dias depois do cadastro, a primeira das duas parcelas estará disponível nas agências da Caixa Econômica Federal, nas casas lotéricas ou nas unidades da Caixa Aqui. O seguro-desemprego é pago com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Documentos necessários:
– Carteira de Identidade;
– Documento com o número do PIS – Programa de Integração Social;
– CPF;
– Comprovante de residência;
– Ter registro como Pescador Profissional no Registro Geral da Pesca (RGP);
– Possuir inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social – INSS como segurado especial (NIT);
– Possuir comprovação de venda do pescado a adquirente pessoa jurídica ou cooperativa, no período correspondente aos últimos doze meses que antecederam ao início do defeso ou possuir comprovante de, pelo menos, dois recolhimentos ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – (GPS).

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Jovens do Adolescente Aprendiz de Prado estão inseridos no mercado de trabalho

Muitos estabelecimentos comerciais de Prado estão oferecendo os serviços de jovens participantes do Programa Adolescente Aprendiz. Uniformizados com a identificação do programa, eles estão nos restaurantes e noutros estabelecimentos comerciais como iniciativa para inserir no mercado de trabalho e oferecer oportunidade de aprender...

Jovens do Adolescente Aprendiz do Prado visitam Parque Nacional do Descobrimento

Dezenas de adolescentes do município do Prado participam de atividades culturais, históricas e socioeconômicas, como parte dos objetivos propostos pelo Programa Adolescente Aprendiz, que atende aos jovens com idade entre 14 e 17 anos, vivendo em situação de vulnerabilidade. Cerca de quarenta...

APAE do Prado recebe arrecadação do Motoclube Constituintes

A APAE de Prado recebeu na tarde desta segunda-feira, 30, a doação de alimentos que foram arrecados entre os dias 20 e 21 de setembro no evento do Churrasmoto, com iniciativa do Motoclube Constituintes do Prado . Segundo os organizadores, diretores, colaboradores,...