Com suspeita de lesão na coxa, Rodrigão é dúvida no Vitória para enfrentar o São José-RS

O atacante Rodrigão é dúvida no Vitória para...

Paraná Pesquisas/ BN: Na Bahia, Lula tem 49,8% dos votos e Bolsonaro 26,5%

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...

Após o DF, João Pessoa, Porto Alegre, SP e BH vão receber 5G

O Distrito Federal vai servir de piloto para a...

Timemania 1804 sorteia hoje (5/7) R$ 43 milhões

A Caixa sorteia nesta terça-feira (5/7), às 20h, a...

Secretários Municipais cobram melhorias para a Saúde de Itamaraju ao secretário Jorge Solla

Publicado em:

Compartilhe esse artigo

Em audiência com o secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, os secretários municipais Jane Evangelista (Saúde) e Luciano Porto (Governo), acompanhados do Dep. Estadual Fabrício Falcão (PC do B), cobraram urgência na liberação de propostas de convênio que tramitam na SESAB, e que há algum tempo estão emperradas nas diretorias técnicas do órgão.

No topo da lista de prioridades está o convênio que prevê a liberação de equipamentos como desfibriladores, aparelhos de raio-x, berços aquecidos e incubadoras para a maternidade, aparelho de ultrassonografia, entre outros. Equipamentos que foram prometidos desde o início do ano passado, mas que até agora não chegaram ao Hospital Geral de Itamaraju. “Saímos da audiência com a forte convicção de que este tão importante convênio será celebrado o mais breve possível”, disse confiante a secretária Jane Evangelista.

audiencias e outras 126

A reunião ocorrida em Salvador, dias após a visita do Governador a Itamaraju também serviu para que a titular da pasta da saúde do município pudesse reivindicar do secretário Solla, a regularização dos repasses da contrapartida do Estado referente à Atenção Básica e SAMU, com oito meses de atraso. De acordo com a professora Jane, o município já está vivenciando os reflexos desse atraso, “faz falta sim, é claro que faz, são os recursos que mantém a estrutura de saúde funcionando e eles não estão vindo, eu tentei sensibilizar o secretário pra isso, nós não sabemos até quando o município pode suportar”, ressaltou. Pra piorar ainda mais a situação, há três meses o Governo Federal não repassa os valores direcionados ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. Por conta disso, a Prefeitura Municipal está sendo obrigada a arcar sozinha com os compromissos que seriam custeados pelas três esferas.

Ciente de que aquela era uma oportunidade ímpar, a secretária Jane fez questão de aproveitar ao máximo, por isso, cobrou mais agilidade na liberação dos recursos para a construção da sede própria do PSF do Bairro Novo Prado; implantação de um centro de ortopedia e uma unidade de transfusão com setor de hemoterapia; além da realização no município, do Programa Saúde em Movimento, para cirurgias de catarata.

A unidade de hemoterapia tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos e pré-transfusionais, e ainda, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do Hospital.

Por último, o secretário Solla acatou o pedido de envio ao município de uma equipe técnica da SESAB para fazer um levantamento detalhado do perfil do Hospital Municipal, que servirá para subsidiar uma proposta ampla de melhoramento da unidade hospitalar, capaz de torná-la suficientemente apta a acolher as demandas de Itamaraju e das cidades circunvizinhas, como Prado, Alcobaça e Jucuruçu.

“O secretário Solla nos recebeu muito bem e foi muito objetivo, para cada demanda que apresentávamos, ele chamava a diretoria técnica que dava os devidos encaminhamentos, de modo que ficamos bastante confiantes de que nossos pleitos serão atendidos”, disse o secretário de governo, Luciano Porto.

.

O que você achou desse assunto?

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul‏ tem nova diretora

Assumiu hoje (22) a coordenação do Núcleo Regional de Saúde do Extremo Sul, em Teixeira de Freitas, a odontóloga sanitarista, Viviann Ferreira. Com especialização...

Moradora fala dos serviços de saúde no município do Prado

As ações que visam mudança precisam ser incentivadas e reconhecidas. Na cidade de Prado, a moradora do bairro São Sebastião, Valdeci Vitória, dona de...

Moradores de Itamaraju sofrem com a falta de atendimento médico no hospital

Os moradores da cidade de Itamaraju têm convivido cm a frequente falta de médico nas unidades hospitalares. Dias antes da realização do São João,...