Ministério Público denuncia prefeito eleito em Guaratinga

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Primeiro foi o Ministério Público Eleitoral (MPE), que em dezembro, antes da diplomação dos eleitos, ofereceu denúncia criminal contra o então prefeito eleito de Guaratinga, Kenoel Viana Cerqueira e outras e quatro pessoas, que são acusadas de crime eleitoral na eleição de 7 de outubro.

Agora, a coligação �??Guaratinga de Verdade�?�, que deu sustentação à candidatura pela reeleição do então prefeito, Ademar Pinto, através dos advogados Luiz Viana Queiroz �?? presidente da OAB/Bahia �?? e Maurício Oliveira Campos, que protocolou na 189ª Zona Eleitoral, um recurso contra a expedição do Diploma e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo contra Kenoel e o seu vice, Ezequiel de Souza Xavier.

onibus guaratinga

As ações têm como razão o que o MPE qualificou de crime eleitoral: a apreensão feita pelo Polícia Militar (PM), de um ônibus que trouxe 46 pessoas residentes em Belo Horizonte, mas, eleitores de Guaratinga, para votar no município baiano. O flagrante aconteceu na véspera das eleições, dia 6 de outubro, numa casa da Rua da Gameleira, na sede do Município. De acordo com a ação do Ministério Público, as pessoas que desembarcavam �??estavam sendo recebidas pelo candidato a prefeito Kenoel Viana e no interior do ônibus haviam propagandas com santinhos de sua candidatura�?�.

De acordo com o que foi apurado pelo promotor Dinalmari Mendonça Messias, o ônibus pertencente à Magestur Agência de Viagens Turismo Ltda �?? o mesmo que foi incendiado alguns dias depois, em frente ao Fórum local – foi fretado por R$ 7.800,00 para fazer o transporte dos eleitores. O que teria ficado comprovado, sem que os passageiros realizassem qualquer pagamento. Ainda de acordo com o MPE, várias pessoas são apontados do crime de falso testemunho, em razão da informação de que a viagem teria acontecido em virtude de um casamento. Com a apuração, ficou constatado que não havia edital de proclamas nem quaisquer indícios da celebração.

O recurso e a ação foram protocolados no dia 2 de janeiro, em razão da diplomação dos eleitos terem sido realizadas no dia 19 de dezembro, véspera do recesso do Judiciário. E a lei prever o primeiro dia útil após o recesso, portanto o dia 2, como data limite para que as duas peças fossem protocoladas.

Para o presidente do Partido do Movimento Democrático (PMDB) de Guaratinga, o empresário Luciano Pinto, não resta a menor dúvida sobre a influência do crime eleitoral no resultado do pleito: �??Foram 46 eleitores que vieram e votaram em Kenoel, e a sua vitória foi por apenas 45 votos. Portanto, não há dúvida, os votos irregulares foram determinantes�?�, opinou o dirigente do partido.  

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Mais uma derrota do ex-prefeito de Caravelas na justiça

Desta vez foi em segunda instância, em julgamento no plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA), após analisar o RECURSO ELEITORAL N.° 188-05.2012.6.05.0202 (na íntegra aqui), em que o ex-prefeito tentou afastar os efeitos da condenação em primeira instância, proferida na comarca de...

Justiça eleitoral cassa registro de Jadson Ruas e seu vice-prefeito

A justiça eleitoral da comarca de Caravelas cassou o diploma do prefeito Jadson Silva Ruas e de seu vice-prefeito, Neuvaldo David de Oliveira. A decisão foi proferida nesta sexta-feira (19) pelo Juiz de Direito, Dr. Leonardo Santos Vieira Coelho. Além de ter o diploma cassado,...

Manoelzinho Madeira é reconduzido ao cargo de prefeito de Nova Viçosa

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) acatou recurso de Manoel da Costa Almeida, o 'Manoelzinho da Madeira', contra ato do atual Presidente da Câmara de Vereadores de Nova Viçosa, Antônio Santana de Oliveira, para assumir o comando do município de Nova Viçosa, após...