Mais uma empresa apresenta interesse para se instalar em Itamaraju

Publicado em

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Mais uma excelente notícia para o município de Itamaraju. Depois da confirmação da vinda da Delfa com a geração de aproximadamente 400 empregos diretos, aconteceu nesta quarta-feira, dia 22 de agosto, na sede da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado da Bahia, em Salvador, a assinatura do protocolo de intenções, para instalação de uma segunda empresa no município. O secretário James Silva Santos Correia não pôde estar presente, mas foi representado pelo seu chefe de gabinete, Luiz Gonzaga Alves de Souza.

projeto itamaraju 01

Representando Itamaraju, estavam presentes os secretários Francesco Scarpellin�??o (Frei Chico) e Luciano Reis Porto, de Obras e Governo, respectivamente. O engenheiro Mário Carmelo Angênica, um dos sócios da empresa que pretende se instalar em Itamaraju, representou a �??Tech Indústria�??, na assinatura do protocolo.

A Tech Indústria, que tem como sócios Martino Gianluca, Antonetti Antonela, além do próprio, Mário, de nacionalidade italiana e suíça, e vai montar em solo itamarajuense, com a utilização de mão de obra local, uma placa de circuito eletrônico conhecida como �??Arduíno�??, espécie de plataforma eletrônica que pode ser usada para o desenvolvimento de objetos interativos independentes.

projeto itamaraju 02

O Arduíno é um produto de alta tecnologia muito cobiçado entre os que trabalham com produção eletrônica. No ano passado foram vendidos 1 milhão de unidades no mundo e, no Brasil, mesmo sem representantes e publicidade, foram vendidos mais de 10 mil unidades, por isso a intenção do grupo é passar a produzir o Arduíno aqui no país.

Já existe uma empresa em Vitória, a �??Tech Solutions�??, da qual Mario Angênica também é sócio, que importa, exporta e distribui o produto em vários estados do Brasil, produto que, diga-se de passagem, já tem mercado no mundo. A fábrica que pretende se instalar aqui vai gerar demanda de serviço para três outras empresas que também devem se instalar em Itamaraju, incluindo a �??Angênica�?? de propriedade de Mario. �??Isso vocês ainda não têm aqui na Bahia, nós estamos falando de alta tecnologia, quando inaugurarmos a fábrica vocês vão ver, estaremos trabalhando aqui com equipamentos caríssimos�?�, ressalta Angênica.

projeto itamaraju 03

Explicando como vai funcionar a produção, o engenheiro contou que a fábrica de Itamaraju vai receber os componentes da �??Tech Solutions�?? do Espírito Santo, a partir daí vai fazer a montagem da placa e enviar de volta para a empresa capixaba que, por sua vez, distribui para os mercados brasileiro e sul-americano. As outras empresas que virão numa segunda fase, atraídas pela primeira empresa, vão aproveitar os produtos fabricados na �??Tech Indústria Itamaraju�??, para produzir vários produtos como Tabletes, GPS, entre outros.

Angênica enfatizou que esse modelo de produção em montagem não é nenhuma inovação empresarial, �??já foi adotado por várias empresas do mundo�?�, disse citando a Apple e a Nike, que não fabricam seus produtos, �??eles apenas projetam e terceirizam a produção, é isso que vai acontecer em Itamaraju, vamos produzir para a Tech Solutions�?�, explica.

A Tech Indústria Itamaraju vai utilizar uma área de 10 mil metros quadrados, localizada ao lado da área destinada a DELFA. O galpão será de 300 metros quadrados e serão gerados inicialmente 15 empregos diretos, três destes, técnicos especializados, �??essa equipe será coordenada por um técnico italiano, para garantir a qualidade do produto. Nosso pessoal também será capacitado por técnicos italianos�?�. Para o chefe de gabinete do secretário estadual da Indústria e Comércio, Luiz Gonzaga Alves de Souza, o pequeno número de vagas geradas na primeira indústria será compensado pelas empresas que se instalarão no município por conta desta.

O sócio de Itamaraju: Mario Carmelo Angênica nasceu em Minas Gerais, morou em Itamaraju por sete anos, de 1982 a 1989, período em que estudou nas escolas Estadual Presidente Médici, São João Evangelista e Estadual Inácio Tosta Filho, depois foi para o Espírito Santo, onde concluiu o ensino médio, e, de lá, seguiu para a Itália onde cursou engenharia eletrônica e passou a trabalhar na área. Desde então sempre quis trazer para Itamaraju uma empresa da área da tecnologia, que pudesse alavancar a economia local.

.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Caravelas conquista recursos para a reforma de unidades básicas de saúde

Essa é mais uma conquista importante na viagem do Prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, à Salvador.    Nesta segunda-feira (07), o Governo da Bahia já havia autorizado a construção de 45 casas populares, antes de liberar mais recursos, desta vez, para a reforma e revitalização de cinco das nove...

Reunião discute solução para pendências de projetos de energia elétrica no município de Caravelas

A Reunião aconteceu no Gabinete da Prefeitura de Caravelas, com presenças de Jainan Bassete e Geovana Gama (ambos analistas comerciais da Coelba NeoEnergia), Thabata Siquara (Procuradora Jurídica Municipal) e Ana Paula (Assessora de Gabinete), representando a administração pública do município de Caravelas. Dentre os assuntos...

Prefeitura de Prado e Secretaria de Infraestrutura da Bahia discutem medidas para melhorar segurança nas avenidas em Prado

Dentre as medidas imediatas, estão a instalação de redutores de velocidade (quebra-molas) e maior sinalização de trânsito em vários trechos da área urbana da cidade do Prado. A medida visa reduzir o número de acidentes e garantir maior segurança para a população, principalmente, de pedestre...